Mercado externo
• Os preços dos derivativos da soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) recuaram em decorrência de previsões climáticas que indicaram chuva nos próximos dias sobre a área agrícola dos EUA e incertezas relacionadas a demanda chinesa pelo grão estadunidense.
• Se na véspera os modelos climáticos pareciam pessimistas, hoje foram divulgadas novas estimativas que mostraram alta probabilidade de aumento da umidade do solo em regiões-chave para a produção dos EUA.
• O mercado também reagiu ao aumento da projeção do USDA para a produção dos EUA em 272 mil toneladas para 112,5 milhões de toneladas.
• A declaração de Donald Trump sobre não considerar um acordo “fase 2” com a China também pesou sobre os futuros.
Preços dos coprodutos garantem presença das indústrias no mercado
• Em função da simultânea queda dos referenciais de Chicago e do dólar, o dia teve predomínio de discretos ajustes negativos nos preços do mercado disponível.
• A liquidez seguiu significativamente, concentrada nas praças do Sul do país, que possuem maior quantidade de soja ainda não comercializada em razão do calendário de cultivo e comercial mais tardio do que o das demais praças.
• Os preços do farelo e do óleo, em contrapartida, continuaram ascendendo, de modo que os processadores têm conseguido repassar o aumento dos custos da matéria-prima ao consumidor final.
• A preservação, em certa medida, das margens de esmagamento garante a originação das indústrias, mesmo com os prêmios/basis ocupando níveis recordes.
Comentários
• O O reporte mensal de oferta e demanda do USDA foi considerado baixista, pois o aumento 408 mil toneladas na estimativa do esmagamento dos EUA na temporada 20/21 foi sobreposto por estoques iniciais maiores e uma produção 272 mil toneladas superior a do mês passado - resultado da elevação da área de cultivo, incorporada do reporte de intenção de plantio de junho.
• As mudanças no balanço global incluíram aumento de 2 milhões de toneladas na produção do Brasil 19/20, necessário pelo elevado ritmo de exportação do país.
• As importações chinesas 19/20 receberam incremento de 2 milhões de toneladas indo a 96 milhões de toneladas.
• Para a temporada 20/21, no entanto, os números foram mantidos, ao passo que a projeção para o esmagamento subiu 1,5 milhão de toneladas a 95 milhões.
Motivação
Invejar os relacionamentos das outras pessoas é inútil
As pessoas que têm muitos amigos às vezes invejam aqueles que são mais ligados à família. Em contrapartida, as pessoas cujo relacionamento é predominantemente com a família invejam aqueles que vivem cercados de amigos. O segredo para uma satisfação constante na vida está em usufruir o que tem, em vez de tentar copiar os outros. A inveja não é necessariamente negativa: ela pode ser um estimulo para obter algo que se deseja. Mas o fundamental é alegra-se com o que você possui sem deixar que as comparações com o que é dos outros diminuam seu prazer.
Há alguns anos, um grupo de filósofos e historiadores reuniu-se para estudar as vantagens da vida familiar dois séculos atrás. Sua preocupação era a instabilidade das relações familiares modernas e o medo generalizado de que nossa sociedade esteja sofrendo da falta dos laços familiares tradicionais. Os estudiosos se perguntavam se a unidade familiares agrária – um vínculo estável entre a mãe e pai e um número grande de filhos – era o modelo ideal para os seres humanos e se algumas das lições do passado ainda seriam úteis hoje.
Eis sua surpreendente conclusão: hoje invejamos a coesão e estabilidade da família tradicional, imaginando que eles garantiam a felicidade de seus membros. Mas constatou-se que, há 200 anos os membros da família tradicional freqüentemente sentiam sua individualidade sufocada pelo grupo familiar – sentiam-se como se não fossem vistos como uma pessoa plena, mas apenas como uma peça na engrenagem familiar.
A ironia dessa situação chamou a atenção dos pesquisadores. Quantas vezes fantasiamos relações ideais entre os outros, achando que só nós temos problemas e conflitos. Mas não há relação perfeita, o que há são pessoas que mistificam seus relacionamentos, querendo dar a impressão de que vivem uma situação ideal. A felicidade consiste em aproveitar os relacionamentos que temos, sem forçá-los a alcançar um padrão artificial ou compara-los com a vida e os amores de outras pessoas.
Em uma pesquisa relacionada com mais de 8 mil adultos, os pesquisadores examinaram mais de 100 fatores que contribuem para a felicidade. Entre os fatores de maior efeito negativo estava o fracasso nos relacionamentos causados por comparações, o que reduzia a felicidade em 26%.
Humor – Pergunta capciosa
Num exame de Ciência, o professor pergunta a uma aluna sobre a parte do corpo que pode ter uma dilatação de até sete vezes o seu tamanho natural.
- Professor sinto muito, mas não me atrevo a pronunciar essa palavra – diz a estudante, cada vez mais ruborizada e constrangida.
O professor, então, explica a ela: - pois bem, saiba você que vai levar um zero em conhecimento, embora reconheça que tem muita imaginação. À parte do corpo que se dilata sete vezes o seu tamanho são as pupilas!
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios