Mercado externo-
• Os contratos futuros negociados na CBOT recuaram discretamente, através de vendas para realização de ganhos, em meio a continuidade do entusiasmo do mercado com as vendas externas dos EUA para a China.
• O USDA, pelo oitavo dia consecutivo, confirmou vendas para China. O volume alcançou 126 mil toneladas de soja 20/21.
• O quadro altista foi complementado pela chegada de uma tempestade em algumas das regiões mais produtivas dos EUA no começo dessa semana.
• O ânimo com o vigor da demanda pelo grão dos EUA continua se sobrepondo as expectativas de massiva produção do país.
Dólar
Dólar volta às imediações dos R$ 5,40
• A moeda estadunidense voltou a subir, em meio a piora das expectativas dos agentes econômicos em relação a velocidade de recuperação da economia mundial.
• Dados econômicos da China mostraram a desaceleração do crescimento das vendas no varejo e do índice de atividade industrial. As tensões comerciais e geopolíticas vividas com os EUA não ajudaram a melhorar o cenário.
• Nos EUA, seguem os debates e a falta de consenso entre democratas e republicanos quanto ao formato do novo pacote de estímulos às famílias e empresas do país.
• O ambiente doméstico foi marcado pela leitura positiva do IBC-Br, que subiu 4,89% em junho – contra projeções de 4,70% -, mas a confissão de que o Executivo chegou a cogitar não respeitar o teto de gastos levou consternação ao mercado.
Comentários
• O ritmo de esmagamento de soja assim como o das exportações perdeu intensidade em função retração da ponta vendedora, uma vez que a produção não chegou tão afetada pelo clima.
• O foco dos produtores é comercializar outros produtos, como milho e trigo, que possuem tarifa de exportação menor e reter soja contra fatores inflacionários e câmbio desvalorizado.
• A desaceleração no esmagamento também pode ser explicada pelas quedas nas margens operacionais.
• O novo governo da Argentina aumentou os impostos de exportação para coprodutos de soja para a mesma taxa em vigor para as exportações do grão, o que eliminou o benefício histórico à indústria do país.
•
Desde março/20, todos os componentes do complexo soja têm o mesmo
imposto de exportação de 33% aplicado aos preços FOB, a chamada
retenciones.
Motivação
Tome um tempo para se adaptar às mudanças
Não espere sentir-se imediatamente à vontade depois de uma mudança ou em uma nova situação. É necessário um certo tempo para ajustar-se. Se você aprender a ter paciência nesse processo de adaptação, as mudanças que fizer serão bem mais fáceis.
Joana é uma professora veterana muito respeitada que trabalha com alunos da oitava série há mais de 20 anos. O trabalho dos professores tem uma característica especial: eles começam de novo a cada ano, cercados por um grupo de personagens inteiramente novos. Embora Joana seja experiente e adore ensinar, todos os anos ela passava na noite anterior ao primeiro dia de aula por um ritual já seu conhecido. Ela se agitava e virava de um lado para outro, preocupada, com dificuldade para dormir.
Joana reconhece que qualquer mudança envolve ansiedade e exige um certo tempo para adaptar-se à nova situação. Mas sabe também, pela experiência de tantos anos, que o ser humana tem uma facilidade muito maior do que imagina de conviver com a mudança. Ela sabe que, em poucos dias estará familiarizada com as 25 caras novas e que em breve, terá estabelecido laços de afeto com a turma, por mais diferente que seja do grupo anterior.
Novos empregos, novas casas, novas cidade, novos relacionamentos são ocasiões de mudança que, inevitavelmente, gerarão tensão e ansiedade. É natural e passará mais rapidamente se tivermos consciência disso e soubermos administrar melhor essa aflição.
Em uma pesquisa realizada com casais recém-casados, aqueles que
reconheciam as dificuldades de adaptar-se à sua nova situação sentiam-se
uma vez e meia mais à vontade um com o outro e com o casamento do que
aqueles que tentavam negar a dificuldade de lidar com a mudança.
Humor
Tratamento à distância
Uma mulher, toda boazuda, vai ao medico: Sr Doutor, queria que fizesse algo pelo meu marido... Algo que o fizesse ficar como um touro!
Pois bem, fique nua agora. Vamos começar pelos chifres.
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios
Volfe Umberto Gobbato
Gerente Geral