Dólar
• A divisa norte-americana voltou a se apreciar, sob a influência da continuidade da escalada da aversão ao risco global.
• Investidores demandaram ativos mais líquidos e com baixo risco de mercado, considerando a probabilidade de uma segunda onda de COVID- 19 na Europa e a timidez do pacote de estímulos econômicos do Congresso dos EUA.
• No Brasil, os fatores de precificação revolvem em torno dos movimentos do governo para equilibrar responsabilidade fiscal com a criação de um programa de assistência social mais amplo do que o Bolsa Família.
• A baixa taxa de juros também preocupa quanto a sustentabilidade do financiamento da dívida e falta de atratividade para o aporte do capital especulativo de curto prazo.
Comentários
• Embora a maior questão seja quanto o setor deve crescer, é unanime dizer que o mercado de defensivos agrícolas também apresenta claros sinais de expansão em termos de volume e receita para 2020, puxado pela maior rentabilidade entre as principais culturas produzidas no Brasil.
• Segundo dados do SINDIVEG, o setor de agroquímicos cresceu 6% em 2019, ou seja, teve movimentação próxima a US$ 13,7 bilhões, contra US$ 12,9 bilhões medidos em 2018. Para 2020, as expectativas são de crescimento, mas de forma mais comedida em função da maior abertura de genéricos com a queda de patentes, redução da dose aplicada por maior eficiência e o pacote de soluções disponíveis aumentaram.
• Nesse contexto, as expectativas entre do mercado é de crescimento em torno de 2% na receita com as vendas em 2020 por efeito do aumento da área tratada pelo aumento da resistência de ervas daninhas, insetos sugadores e pragas tropica.
Motivação
Não deixe toda a sua vida girar em torno de uma coisa só.
A vida é feita de muitas facetas diferentes. É importante não se concentrar excessivamente em um só aspecto da vida, para que se possa ter prazer em outros, mesmo quando um lado não vai bem. A obsessão por alguma coisa nos torna incapazes de usufruir outras e nos faz perder muitas oportunidades de beleza e alegria.
Você investiria todo o seu dinheiro em ações de uma só companhia?
É claro que não. Qualquer especialista que você consultasse lhe diria para diversificar seus investimentos. Porque, se aquela empresa falir, todas as suas economias irão junto.
O mesmo se aplica à vida: é importante diversificar as esperanças, os interesses, os gastos, os amigos.
A pessoa que se concentra num único objetivo perde todas as outras oportunidades de alegria e corre risco enorme de se ver absolutamente arrasada se não atingir aquela meta. Um amigo meu tinha uma fixação permanente: receber uma promoção na empresa onde trabalhava. A vida lhe tinha oferecido uma porção de alegrias, entre as quais uma mulher amorosa e filhos encantadores. Mas era como se ele os visse através de um véu, pois sua energia e atenção estavam concentradas na vida profissional. Foi preciso que a promoção não viesse – e ele entrou em profunda depressão – para que se desse conta de tudo o que deixava escapar, e reorganizasse seus valores.
A mesma coisa eu vi acontecer com uma mulher que, ao apaixonar-se por um homem, afastou-se dos amigos, da família, abandonou as atividades de que gostava para acompanha-lo permanentemente. Quando ele rompeu a relação, ela se viu diante de um vazio aterrador e precisou de muito tempo para refazer a vida.
Construa suas esperanças em torno de várias coisas importantes para você, cultive muitos gostos e amigos: sua vida ficará mais rica e você se tornará uma pessoa menos vulnerável, mais interessante e feliz.
Em uma experiência na qual se pedia aos participantes que discutissem o que dava satisfação às pessoas, a tendência predominante foi afirmar que aquelas cujos interesses e gostos estavam ligados a várias áreas tinham muito mais chance de ser felizes.
Humor
A importância de não se atrasar.
Numa pequena cidade do interior, havia um padre muito famoso. Certo dia, ele precisou ir embora e o povo da cidade resolveu fazer uma festa para ele. O prefeito iria fazer um discurso.
Quando deu o horário da festa, estavam todos lá, menos o prefeito. Passada meia hora, o povo estava impaciente e o prefeito não havia chegado. Então, o padre resolveu fazer o discurso.
- Quando cheguei a essa cidade, a primeira pessoa que se confessou comigo falou que havia roubado muito, transado com a filha do patrão, bebido feito um condenado, fumado como um doido e visto milhões de filmes pornográficos. Logo pensei que aqui só havia homens como esse. Mas, quando conheci o povo trabalhador e honesto, mudei minha opinião.
Acabando de falar, o prefeito chegou, pediu perdão por ter se atrasado e disse:
- Quando esse padre chegou, tive a honra de ser o primeiro a me confessar com ele!
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios