A pandemia Covid-19 tem levado profissionais da área de saúde à exaustão física, psicológica e aos riscos de contágio, além do acumulo de trabalho, as baixas ocasionadas pela doença, o alto número de pacientes infectados, são fatores que implicam em colapso do sistema de saúde.
O governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), através de live no início da noite de ontem, falou sobre a ampliação de leitos de UTI, embora tenha ressaltado que já vem criando vagas para tratamento intensivo, para a abertura de novos leitos precisa oferecer, além dos equipamentos, material humano.
Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini
“Toda vez que o estado apresenta novos leitos ele está apresentando um leito equipado, e com recursos humanos para atender. É justamente o que eu salientei aqui, existe uma limitação, não há profissionais em número infinito para atender as estruturas de saúde, pelo contrário, são cada vez mais escassos”, disse Leite.
O governo estima abrir 250 leitos de UTI’s nas grandes cidades. Os hospitais disponibilizam as equipes e o RS entrará com os equipamentos suficientes para aplicar o plano de ampliação.
Até o dia 1° de março, há suspensão de atividades e aglomerações em locais públicos das 22h às 5h, em todo o território gaúcho.