Na manhã desta sexta (1), em Porto Alegre, o governador Eduardo Leite assinou documento que autoriza o início das obras de pavimentação na estrada Tupanciretã-Santa Tecla. O prefeito Gustavo Terra esteve presente na solenidade de assinatura, que também contou com a presença do deputado Frederico Antunes, representante do governo na Assembleia Legislativa. O secretário estadual de Logística e Transportes, Jumar Costella, participou do evento de maneira remota.
Conforme revelado pelo próprio Gustavo Terra em entrevistas ao JM Digital, o executivo municipal de Tupanciretã tem se empenhado, desde o início do mandato, em viabilizar o asfaltamento da RSC-392. Viagens a Porto Alegre, conversas com deputados e membros do DAER se tornaram rotineiras para o gestor municipal, na busca por melhoramentos nessa importante estrada municipal.
No início de junho deste ano, o governo do estado anunciou investimento de R$ 25 milhões para melhoramentos na estrada, entre 2021 e 2022. Assim, a assinatura da Ordem de Início significa mais um passo na direção da realização desse projeto tão aguardado por toda a comunidade da Capital da Soja. Em seu pronunciamento, Gustavo Terra destacou os anos de espera e a importância da obra:
- “Hoje é um dia de colheita. Dia de resultado de uma equipe que esteve imbuída nesse projeto, que é uma demanda de mais de meio século. Há cerca de seis décadas, nós, tupanciretanenses, pleiteamos esse investimento. Eduardo Leite está entrando para a história como o governante que reconheceu a relevância de nosso município: o maior PIB agropecuário do estado, o maior produtor de soja do sul do país”, disse, entregando ao governador, como regalo, produtos feitos em Tupanciretã.
O atual cenário das estradas do município também foi lembrado pelo prefeito:
- “Temos 2150 km de rodovias municipais, e apenas 19 km são pavimentados. Temos que reverter esse número, pois precisamos escoar as mais de 9 milhões de sacas de soja que produzimos em nosso município, além dos outros cerca de 7 milhões produzidos em cidades vizinhas, que são escoados via Tupanciretã”.
O secretário de Logística e Transportes, Jumar Costella, destacou a atenção de Eduardo Leite para com os municípios gaúchos:
- “Mais uma vez, o governador demonstra o quanto se importa com os acessos municipais. Uma grande parceria com Assembleia Legislativa possibilitou que o estado possa fazer investimentos. R$ 25 milhões de investimento em 14 km, proporcionando a ligação de Tupanciretã com Santa Tecla”, disse, destacando também a atuação do DAER.
Representante do governo na Assembleia Legislativa, Frederico Antunes lembrou da posição de liderança da Terra da Mãe de Deus no tocante à produção agrícola:
- “Tupanciretã é a capital da produção de soja no estado. E, certamente, está entre os maiores produtores do Brasil”.
O governador Eduardo Leite destacou as reformas realizadas pelo executivo estadual, em conjunto com a Assembleia Legislativa, que permitiram investimentos como a pavimentação da RSC-392
- “Pavimentação de cerca de 15 km que serão executados entre esse ano e o ano que vem. Obra que melhorará o escoamento da produção em uma região que é fortemente vocacionada para produzir. O Rio Grande do Sul é forte e tem um povo trabalhador, e Tupanciretã é prova disso, pelo PIB agropecuário e relevância na economia”.
Ao final da cerimônia, o JM Digital conversou com o vice-prefeito Marcio Dias, que também ressaltou a importância dessa obra para o município. Pedindo que a comunidade acompanhe de perto o andamento dos trâmites, Márcio destacou tentativas anteriores de mobilização de recursos para essa obra, que foram continuadas pela atual gestão:
- “Desde que assumimos o governo municipal, foram muitas as viagens que o prefeito fez, as quais resultaram nessa assinatura de hoje. Ficamos satisfeitos e confiantes de que as obras realmente recomecem. Existe um detalhe muito importante: estamos com o projeto de 41 km, com a obra saindo em parcelamento, algo que facilita a arrecadação de recursos. Fico mais seguro de que esse trecho será executado. Depois de dada a ordem de serviço, não há como voltar atrás. Além disso, nesse novo recomeço, a obra iniciará a partir da cidade”, explicou.
Então, fez uma retrospectiva desse projeto ao longo de diferentes governos:
- “Todos que por aqui passaram, de uma forma ou outra, fizeram uma contribuição para que as obras avançassem, dentro dos moldes do governo do estado. A partir do governo Yeda, começamos a fazer estratégias, como a Abertura da Colheita da Soja, para que pudéssemos mostrar ao estado que a região de Tupanciretã merece esse investimento. É importante ressaltar esse histórico, para que possamos entender o presente”.
Márcio Dias destacou que as melhorias na estrada trarão benefícios não só para o escoamento da safra, como para a população que mora no interior do município e precisa se deslocar pela estrada. Professores e alunos das áreas rurais também terão melhores condições de locomoção:
- “Nosso principal objetivo é aproximar as políticas públicas das necessidades da população”, concluiu.