Na última terça (26), o governador Eduardo Leite sancionou a Lei Complementar Nº 15726, que trata da criação, organização e funcionamento das Associações de Bombeiros Voluntários atuantes em todo o território gaúcho. A Lei entrou em vigor ainda na terça (26).
A partir de agora, os municípios ficam responsáveis pela fiscalização e organização desses serviços civis e auxiliares de combate ao fogo, prevenção de incêndio e atividades de defesa civil. A partir dessa regulamentação, ficam facilitadas as parcerias entre as Associações e a administração dos municípios, inclusive para incrementação das unidades dos Bombeiros Voluntários.
O Projeto de Lei que regulamenta os Bombeiros Voluntários gaúchos foi aprovado com unanimidade pela Assembleia Legislativa, em 28/9. A sessão contou com presença massiva de representantes da associação. Atuando no RS desde 1977, os Bombeiros Voluntários contam com 54 unidades em solo gaúcho, e realizaram 28.366 ocorrências no ano de 2020, segundo levantamento da Voluntersul.