O prefeito Gustavo Terra está em Porto Alegre desde quarta (10) para tratar de questões referentes ao município de Tupanciretã. Nesse primeiro dia de trabalho, pormenores relativos ao Quadro do Frigorífico, investimento em escolas do interior, implantação de asfalto na ERS-527 e adequação do CAPS na antiga Escola Hermínio Beck foram as pautas discutidas pelo prefeito com representantes do governo do estado.
A regularização das moradias do Quadro do Frigorífico e a situação da torre da chaminé da construção foram tratadas de reunião. Atualmente, o processo de legalização das moradias está sendo analisado pelo Setor de Patrimônio do Estado. Lá, será definido como se dará o processo de transferência dos terrenos. Além disso, também está sendo tratado o georreferenciamento da área e a situação da torre da chaminé.
Na área de educação, o gestor municipal busca regularizar trâmites que possibilitem ao município investir em melhorias de duas escolas do interior: a EMEF Maria Aleydah – que conta com a aluna campeã do concurso de poesia de cordel realizado na 17ª Feira do Livro – e a EMEF Félix da Cunha.
No caso do educandário Maria Aleydah, o pedido é pela renovação da cessão do colégio ao município e pela ampliação da área cedida, para que assim possa ser construído ginásio de esportes. Quanto à escola Félix da Cunha, o objetivo é viabilizar a doação definitiva da escola para o município, para que também possam ser feitas melhorias no local, tais como ampliação de salas de aula, instalação de ar condicionado.
Outros assuntos tratados: em conversa com o vice-governador Ranolfo Vieira Jr., foi tratada a pavimentação asfáltica da ERS-527 (estrada que liga Tupanciretã a Júlio de Castilhos). A antiga Escola Hermínio Beck, já desocupada, aguarda publicação no Diário Oficial do Estado de sua cessão ao município para que no prédio seja instalada a nova sede do CAPS
A viagem de Gustavo Terra na capital gaúcha deve seguir até sexta-feira (12).