Deputado Valdeci Oliveira é empossado presidente da Assembleia Legislativa do RS
Em seu discurso, santa-mariense destacou a responsabilidade do legislativo estadual na promoção da igualdade, e reforçou a necessidade de valorização dos profissionais de saúde e de ajuda ao povo do campo
Publicada em 31/01/2022 às 17:28h
Leonardo Pinto dos Reis - Estudante de Letras
Compartilhe
Link da Notícia:
(Foto: Celso Bender/Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul)
Na tarde desta segunda (31), o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), de 64 anos e nascido em Santa Maria, foi eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Com vasta experiência política, tendo sido vereador e prefeito de Santa Maria, Valdeci está no terceiro mandato de deputado.
No início de seu discurso, lembrando as autoridades presentes, Valdeci também agradeceu a sua família pelo apoio em sua trajetória e confiança. Lembrou ainda de expoentes do seu partido (PT) e também de outras siglas. Ressaltou ainda o contexto no qual assume a Assembleia Legislativa:
“Neste parlamento, se define conjuntamente, e não por mera vontade do presidente. Assumo a presidência do parlamento em um momento desafiador a todos e todas. Esse parlamento precisará ficar ainda mais atento aos anseios e necessidades da população. Está posta a necessidade de retomada. Não temos a chance de errar. 2022 é um ano em que teremos de superar muitas dificuldades. É o momento de defesa da saúde pública, e da valorização dos profissionais”, afirmou, destacando a importância da ciência, e a necessidade de não haver oposição entre vida e economia.
A estiagem também foi lembrada pelo novo presidente do Legislativo do RS:
“Na aprovação ou rejeição de projetos, a Assembleia decide a vida dos gaúchos. Ajudar na amenização dos efeitos da estiagem é uma tarefa inadiável. Assim como a garantia de recursos para manutenção de hospitais e atenção básica em saúde”, disse, destacando também a economia de gastos que vem sendo realizada pela Assembleia.
Valdeci destacou ainda a importância e a atuação do serviço público para o bom funcionamento das instituições:
“Aqui, reitero a defesa do serviço público e destaco o trabalho dos servidores públicos. Especialmente, durante a pandemia. Se temos vacina no braço, é porque contamos com servidores comprometidos com seu trabalho. Nesta casa, reafirmamos nosso compromisso com a defesa da educação, que é o melhor caminho para o futuro da nossa juventude”.
Defendendo a democracia, Valdeci afirmou que o sistema de governo deve agir garantindo que tanto maiorias como minorias tenham direitos respeitados:
“2022 é o ano da defesa incontestável da democracia. Não como simples imposição da vontade da maioria, mas a democracia onde as minorias não sejam obrigadas a se curvar, mas sejam ouvidas, participando e tendo voz e tendo vez. Que a defesa da vida esteja acima de tudo. Ao combatermos a fome, estamos promovendo a igualdade entre quem faz três refeições diárias e aquele que sequer tem pão para comer. Ao defendermos o SUS, estamos promovendo a igualdade entre quem possui um plano privado e quem precisa ir para a fila às 6h da manhã. Não podemos deixar ninguém para trás. Se depender de mim, esse parlamento irá promover a igualdade”, disse, destacando a necessidade de auxílio aos mais vulneráveis e a luta contra o racismo, a violência contra a mulher, entre outros preconceitos.