Desde o último sábado (2), os canais de mídia digital do governo do Rio Grande do Sul receberam modificações para se adequarem à Lei da Eleições (Lei Nº 9504/97), que “proíbe agentes públicos de autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral” pelo período de três meses antes das votações.
Uma vez que o primeiro turno acontece em 2 de outubro, era obrigatório que as adequações fossem feitas até o 2 de julho. Em vista disso, as seções de notícias dos sites das secretárias estaduais estão indisponíveis para consulta temporariamente.
O mesmo acontece com as redes sociais dos órgãos do executivo estadual. Segundo o informativo do Governo do Estado, os perfis serão inativados de maneira temporária, ou então serão criados perfis temporários. Até o momento dessa matéria, as páginas do Governo do Estado do RS e de secretárias estaduais apareciam indisponíveis no Facebook e no Instagram.
A inativação atinge também notícias anteriores ao período previsto pela Lei das Eleições. Sendo assim, apenas conteúdo estritamente informativos falando sobre a prestação de serviços públicos serão publicados pelos canais de mídia do governo estadual. O desativamento segue até o resultado final das eleições.
TODOS CONTRA A DENGUE