noticias558 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Porto Alegre

Ministério Público do RS e secretarias estaduais de Segurança Pública e Educação se reúnem para tratar sobre segurança nas escolas

Aproximação entre os órgãos busca fortalecer o monitoramento de casos suspeitos e orientar a comunidade sobre como proceder em situações de possíveis ameaças ao ambiente escolar

Publicada em 11/04/2023 às 14:05h | Leonardo Reis - bacharel em Letras 

Compartilhe nas redes sociais

Ministério Público do RS e secretarias estaduais de Segurança Pública e Educação se reúnem para tratar sobre segurança nas escolas
Evento também contou com a presença do comando da Brigada Militar e da chefia da Polícia Civil  (Foto: Ministério Público do Rio Grande do Sul/Tiago Coutinho)


Nessa segunda-feira, 10, ocorreu em Porto Alegre reunião sobre a segurança no ambiente escolar e as supostas ameaças que circulam nas redes sociais.  O encontro reuniu as secretarias da Segurança Pública e da Educação, além do Ministério Público do Rio Grande do Sul. O comando da Brigada Militar e a chefia da Polícia Civil também estiveram presentes. 

 

O principal objetivo era estreitar a aproximação entre os órgãos, considerada imprescindível para garantir a manutenção da segurança nas escolas em todo o Rio Grande do Sul.

 

Da parte da Secretaria de Educação, a pasta afirma que vem monitorando todas as suspeitas e boatos, destacando o programa CIPAVE+ (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar). 

 

 

O Ministério Público do RS também descreveu as medidas preventivas que vem utilizando, ressaltando o Núcleo de Inteligência e o CyberGaeco, grupo especializado para combater crimes praticados na internet. 

 

Em vídeo, o comandante-geral da Brigada Militar, Cláudio dos Santos Feoli, orientou a população sobre como proceder em caso de suspeita de ocorrência de possível ato de violência: 

  • “É importante que as pessoas não divulguem ameaças via aplicativos, para não causar pânico público. Os canais para denúncia continuam sendo o 190 (Brigada Militar), o 197 (Polícia Civil) e o 181 (Disque-Denúncia)”. 

 

E destacou a importância da aproximação da comunidade com as forças de segurança: 

  • “O patrulhamento preventivo realizado pela BM tem focado em todas as escolas de todos os municípios do RS. É importante que seja feita essa aproximação com os policiais, para que tenhamos uma rede de proteção coletiva, formada pela sociedade, órgãos de segurança pública e órgãos de educação”. 

 

Os órgãos também buscaram tranquilizar pais e professores, garantindo que as atividades nas escolas seguem normalmente, sem qualquer alteração na rotina das aulas: 

  • “A Secretaria de Segurança Pública tem trabalhado com a Secretaria de Educação e com o Ministério Público para que possamos monitorar as possíveis ameaças contra escolas no Rio Grande do Sul. As inteligências monitoram as redes sociais e todas as possíveis manifestações em aplicativos”, afirmou o comandante-geral da BM.

 

TODOS CONTRA A DENGUE




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Visitas: 12827516 Usuários Online: 95
Copyright (c) 2025 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.