Nessa segunda-feira, 10, ocorreu em Porto Alegre reunião sobre a segurança no ambiente escolar e as supostas ameaças que circulam nas redes sociais. O encontro reuniu as secretarias da Segurança Pública e da Educação, além do Ministério Público do Rio Grande do Sul. O comando da Brigada Militar e a chefia da Polícia Civil também estiveram presentes.
O principal objetivo era estreitar a aproximação entre os órgãos, considerada imprescindível para garantir a manutenção da segurança nas escolas em todo o Rio Grande do Sul.
Da parte da Secretaria de Educação, a pasta afirma que vem monitorando todas as suspeitas e boatos, destacando o programa CIPAVE+ (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar).
O Ministério Público do RS também descreveu as medidas preventivas que vem utilizando, ressaltando o Núcleo de Inteligência e o CyberGaeco, grupo especializado para combater crimes praticados na internet.
Em vídeo, o comandante-geral da Brigada Militar, Cláudio dos Santos Feoli, orientou a população sobre como proceder em caso de suspeita de ocorrência de possível ato de violência:
E destacou a importância da aproximação da comunidade com as forças de segurança:
Os órgãos também buscaram tranquilizar pais e professores, garantindo que as atividades nas escolas seguem normalmente, sem qualquer alteração na rotina das aulas:
TODOS CONTRA A DENGUE