O Grêmio se classificou ontem (21) às semifinais do Gauchão 2018 mesmo com a derrota por 2 a 0 para o Inter em partida no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. O Gre-Nal 415 marcou a retomada da confiança do lado vermelho e confirmou o favoritismo Tricolor para levantar à taça do Gaúcho depois de oito anos. Agora, o desafio Tricolor é o Avenida, às 16h, no próximo domingo, em Santa Cruz do Sul.
Com a vantagem de poder perder por dois gols de diferença, o time do Humaitá entrou fazendo cera técnica desde o início. Sem Geromel e Maicon, substituídos por Bressan e Cícero, Portaluppi apostou na tática defensiva e quase se deu mal. O Inter com um meio campo reforçado por quatro volantes teve o controle do jogo, mais vontade e raça e por pouco não conseguiu ao menos o empate que levaria aos pênaltis.
Na etapa inicial, o jogo foi morno com a primeira chance ocorrendo somente aos 23 minutos em contra-ataque puxado por Luan que desferiu um chute rasteiro e Lomba fez grande defesa. Na sequência, aos 24, em lançamento de D'Alessandro, Nico López obrigou Grohe a operar um milagre. Aos 31, Bressan puxou Moledo na área, pênalti. Nico cobrou e fez 1 a 0 Inter. Depois, dois lances para cada lado. O Tricolor em duas faltas com Ramiro e Luan. O Inter com Gabriel Dias em chute e numa cabeça contra de Léo Moura.
Os 45 minutos finais foram tensos desde o início com o Grêmio valorizando demais as paradas e as faltas cometidas pelo Inter. O jogo não andou e o árbitro Leandro Vuaden pecou pela má administração da partida, deixando de dar cartões para os dois lados, o que prejudicou o espetáculo e, por pouco, não despencou para a violência. Aos 12, Nico bateu cruzado e Grohe fez bela defesa. No rebote, Gabriel Dias quase marcou.
Na base de lançamentos para área, o Inter foi com tudo e aos 19, após falta assinalada pelo bandeirinha de Kannemann em Brenner, D'Alessandro fez uma cobrança perfeita, 2 a 0 Inter. O gol incendiou a torcida. Aos 24, em chute de Gabriel Dias, Grohe salvou. A pressão obrigou Renato a mexeu no time. Arthur, Alisson e Michel alteraram o ritmo do Grêmio que teve chances com Luan e Cícero. O Inter, já sem pernas, terminou o jogo na base do abafa. Fim de papo, Grêmio classificado.
Destaque
Os destaques colorados ficaram por conta de D'Alessandro - comandou o time dentro e fora do campo - e Rodrigo Dourado, um gigante. Pelo Grêmio, Grohe foi decisivo para a classificação. Aliás, o time sentiu demais as faltas de Geromel e Maicon. Bressan, sem ritmo, foi mal e Kannemann passou mais no chão do que em pé.