De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Rio Grande do Sul tem 21 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus. Os dados foram anunciados nesta quinta-feira (27) durante coletiva de imprensa.
Todos os casos suspeitos foram notificados ao Ministério da Saúde e estão em análise laboratorial. Apenas duas pessoas foram hospitalizadas – os demais foram orientados a permanecer em casa durante o tratamento.
Os casos suspeitos foram registrados em sete cidades: Porto Alegre (13), Canoas (2), Farroupilha (2), Montenegro (1), Palmares do Sul (1), Passo Fundo (1) e Santa Maria (1).
Até o momento, não há nenhuma suspeita de transmissão interna: os casos são de pessoas que viajaram recentemente para países da Europa em que há circulação do vírus. Todos abrangem os novos critérios definidos pelo MS nesta semana, que são: febre associada a outro sintoma de gripe (tosse, dores musculares, falta de ar etc.) e viagem por Alemanha, Austrália, Camboja, China, Coreia do Norte, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Japão, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietnã.