Quando escolhi este título, senti que devia primeiramente, dizer-lhes que este espaço “Jogo Aberto” é uma oportunidade que o Jornal Manchete Digital nos concede, todo o domingo, de partilharmos com plena liberdade e responsabilidade, nosso pensar. Opiniões e informações, sobre fatos e feitos do nosso cotidiano, que de alguma maneira nos sensibilizam.
Claro que esperamos sempre ter sido positiva esta interação de quem escreveu, de quem publicou e de quem leu, é muito importante que se complete esta rede, pois só assim, cumpre-se na plenitude do Jogo da Comunicação.
Se define Jogo, como atividades sociais e culturais, significativas e fortemente absorventes, que se utilizam de um mundo abstrato, com efeitos negociados com o mundo real, onde os resultados são incertos.
Nesta tragédia devastadora de enchentes aqui no Sul, que envolveu todas as esferas governamentais, órgãos institucionais, com forte interferência e auxílios dos Municípios, Estados e até internacionais, muitos cidadãos atuantes da net e outras mídias, não conseguem descolar dos agentes diplomados e operantes, as Siglas Partidárias.
Até pedido de impeachment de prefeito aconteceu, além de calunias e acusações de toda ordem, aos demais, culpando este ou aquele pelo desastre climático e suas consequências. Que a bem da verdade, pouco resolveu, pois somente atrapalha o processo de reconstrução e colocam em hora errada o desagradável chorume do surrado Jogo Político.
Difícil de acreditar e até mesmo aceitar, que em meio a tanta destruição, incertezas e inseguranças de tantas famílias, acometidas por estes eventos climáticos tão violentos, onde as cicatrizes com certeza ficarão na alma. Alguns fazem questão de retaliar ainda mais a dignidade humana de pessoas fragilizadas.
E visivelmente desesperadas e receosas, devidos aos furtos, estelionatos, roubos, saques, estupros, rondando seus dias, famílias, casas. Situação que escancara a imensa falta de escrúpulos e audácia, dos que vestem a sociedade com uma mortalha em detrimento ao injusto e sem limites, ainda pouco punido Jogo do Crime.
Alguém já afirmou que na vida se a gente não ganha aprende, numa situação calamitosa como a que ainda se desenrola no Rio Grande do Sul, nas limitações e destruição de toda ordem em cidades atingidas pelas águas, penso, que aprendemos muito sobre as dinâmicas afetivas.
É enaltecedor e edificante a situação de se colocarem no lugar do outro verdadeiramente, realmente muito comoventes irmãos de todos os cantos, auxiliando, ajudando, solícitos, muitos até presencial, formando uma grande equipe, disposta a jogar com amor, carinho, esperança e ganhar de goleada o Jogo da Solidariedade.
Ainda não se tem a noção dos estragos e prejuízos, nem mesmo do total de mortos é possível ter certeza, fato é, que o tempo passa a vida tem pressa, é preciso juntar os cacos e o mínimo que sobrou. Casas e suas benfeitorias, Empresas e máquinas, estradas, pontes, ruas, móveis, automóveis etc.
Daqui por diante entra-se num estágio muito complexo, pelos interesses financeiros, prestações de serviços, custos, benefícios, altas somas e muito a se fazer, reparar, comprar, restituir e contratar um verdadeiro Jogo dos Negócios.
Devemos manter por perto aqueles que ficam felizes com a nossa felicidade, Madre Teresa de Calcutá disse que a falta de amor é a maior de todas as pobrezas do ser humano, as pessoas boas merecem nosso amor as pessoas más precisam deles, neste devastador momento que ceifou de tantos o” TUDO”, fica difícil vislumbrar prontamente ou logo um horizonte, pelos machucados nos estágios mentais e emocionais de quem foi prejudicado por alguma razão.
"O primeiro passo, sem dúvida nenhuma é amar-se com todas as forças, nada acontece sem a mão de Deus, se ainda estás por aí, mesmo aos retalhos por tantas perdas incalculáveis e ao longo do tempo irreparáveis, respira fundo, esbraveje, grite, reclame, engole as mágoas, mas RECOMEÇA"
Não esqueça e use a cartilha dos ensinamentos que chegaram sem avisar de baixo do braço. Nas crises há os que só fazem chorar e os que fabricam os lenços, escolher o seu lado, buscar um sentido e acreditar que você pode faz parte do Jogo da Vida.
TODOS CONTRA A DENGUE