noticias714 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Colunistas

Convenções partidárias, portas e janelas para qualquer amanhã político

Convenções Partidárias são reuniões entre filiados e Partidos Políticos, que se juntam para a escolha de seus futuros candidatos

Publicada em 14/07/2024 às 20:43h

João Cesar Flores


Compartilhe
Compartilhar a noticia Convenções partidárias, portas e janelas para qualquer amanhã político   Compartilhar a noticia Convenções partidárias, portas e janelas para qualquer amanhã político   Compartilhar a noticia Convenções partidárias, portas e janelas para qualquer amanhã político

Link da Notícia:

Convenções partidárias, portas e janelas para qualquer amanhã político

 

Sabe-se que todos que não gostam de política, têm seus direitos e deveres de cidadãos, decididos por aqueles que gostam e se envolvem. O voto é a arma do eleitor consciente, quem assim não o faz, é governado pelo voto do outro. Principalmente pelos filiados em partidos e participantes dos seus diretórios, onde alguns membros organizam as suas convenções, uma obrigatoriedade eleitoral, tanto como, pertencer a uma sigla, para poder ser candidato a qualquer cargo eletivo.  

 

PARTIDO- Termo vêm do princípio do verbo “partir” que tem o sentido nesta acepção de dividido. O Partido tal, significa parte da sociedade representada por uma sigla Partidária.

 

CONVENÇÃO- Acordo sobre determinada atividade, que obedece a entendimentos prévios e normas baseada na expectativa recíproca. Então, ajustes, tratados, acertos, articulações, combinações sobre certos assuntos, a bem da verdade “Um acordo de vontades.”  

Baseado nas afirmações anteriores, “Convenções Partidárias” são reuniões entre filiados e Partidos Políticos, que se juntam para a escolha de seus futuros candidatos. Este é o momento ideal para sanarem dúvidas e saberem das diversas informações, momento estratégico, para os acordos e definições.  

 

"Por este meio transparente e democrático, realizado para disciplinar o processo de escolha, daqueles que querem a indicação do seu nome para concorrer e representar seu partido caso seja eleito."  

 

É nesta reunião interna que deve se basear no estatuto do partido, conforme determina o Artigo 7º do Caput “Lei Eleitoral das Eleições ”9504/97. Que são homologados pelos Diretórios Partidários constituídos e vigentes, candidatos e seus cargos, também, a celebração de eventuais coligações com outros partidos. Hoje não mais pelo sistema da proporcionalidade, vetada de 2020 em diante.  

Todas as Convenções podem ser realizadas nos espaços públicos cedidos por repartição públicas, geralmente, ocorrem nos plenários dos Poderes Legislativos.  

Observamos que conforme Art. 87 do Código Eleitoral Lei 4737/65 determina a filiação de futuros candidatos ao pleito, um período de seis (6) antecedendo as eleições, neste ano, a data foi dia 06/04/2024.  

Para se fazer o primeiro título eleitoral é preciso ter completado 16 anos, os documentos de praxe exigidos são Carteira de Identidades, certidão de nascimento, comprovante de endereço. Em se tratando das regularizações e transferências dos títulos, a data limite 08/05/2024.  

Os pré-candidatos podiam iniciar as arrecadações de recursos na modalidade financiamento coletivo “vaquinhas” a partir de 15/05/2024, desde que não pedissem votos explicitamente e obedecessem às regras de propagandas da internet.  

Porém, para este Pleito as Convenções Partidárias, tem que acontecerem obrigatoriamente, entre as datas de 20 (vinte) de julho a 05(cinco) de agosto de 2024.  

O Início das propagandas e a campanha com toda a pompa, será neste ano, em 20/08/2024. Nesta altura, os candidatos já devidamente registrados e livres para buscarem seus votos. Visto que, antes disto, o pedido do voto explicito era proibido, e as irregularidades passiveis de multas e outras implicações pertinentes a matéria.  

Então amigo, não tem jeito, a campanha eleitoral municipal, muito em breve, baterá na porta da sua casa, e levará junto tudo aquilo que o “pacote eleições” sempre trazem.  

Não deixe de fazer parte neste processo, em uma democracia, a maior transformação é pelo voto, ajuda a decidir, tendo a certeza, que ainda é pela política, que melhoram sua rua, seu bairro, sua cidade, além da segurança, educação, saúde e tudo mais que compõe nossas necessidades cotidianas e coletivas.  

Boas escolhas, muita Sorte e luz no amanhã.  

 

 

TODOS CONTRA DENGUE










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.