Todos os dias, meses e anos são importantes para mim, porém, confesso, que tenho uma queda pelo meu mês de outubro. Os Librianos são geralmente pessoas de paz, do amor, da justiça, sempre dão muita importância as comemorações, por serem sociais, na sua essência.
Este mês marca o calendário anual por dias que se comemoram por exemplo: Dia do Representante Comercial e do Vendedor, uma classe muita ativa e que alavancam processo financeiro, visto que, vivemos todos, neste mundo de demanda oferta e procura, que movimentam este nicho de mercado essencial para o progresso de uma sociedade.
Há neste período também, uma grande campanha que tomou conta do mundo, “Outubro Rosa”. Um levante significativo, intenso e participativo que vêm apoderando as mulheres com várias atividades e informações sobre o câncer da mama, com grandes resultados. Já usei o laçinho rosa sem nenhum constrangimento e penso ser uma atitude de homem participar de tão importante campanha.
Ainda temos que referenciar em outubro, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil. Nesta época, milhões de pessoas certificam e fortificam sua fé, revigoram suas esperanças, criam coragem de seguir em frente com mais disposição de vencer seus obstáculos, pois, alimentam a alma pelas várias manifestações de crédulo e conexões divinas, algo muito maior e superior que as muitas querelas do mundo.
O sujeito bom de espírito evoca para si e devolve ao seu redor boas energias, aproximando as pessoas, criando positivos vínculos e bons hábitos, entre eles e bem marcados na entrada de outubro, Dia Internacional do Café, Dia Mundial da Música, Dia Mundial do Vegetarianismo, ações e atos que deixam a vida bem mais afável e tranquila.
Outubro é tudo de bom, entre muitos fatos e datas outonais, ainda temos o dia das crianças, dos professores, e agora juntaram a semana do Idoso. Muito interessante esta proximidade, ser criança é especial e mágico, bem como ser professor, mestre formador e educador de gente, os da terceira idade tem consigo a escola e a sabedoria da vida.
Que bom que o destino reservou esta cumplicidade de datas, que elevam os inícios e fins de jornadas humanas, e no trajeto da linha do viver, profissionais essenciais para esta travessia, tanto que, a Chanceler alemã Angela Merkel já disse (professores não são pessoas comuns e pessoas comuns não são professores).
Também se enquadram datas relacionadas à política, 1º de outubro é o Dia do Vereador, neste ano com eleições em todo o Brasil, aqui no Rio Grande do Sul oito milhões de votantes se movimentarão para isto. Que os eleitos respondam as vontades populares da melhorar maneira possível e não sejam mais ou menos na honra, verdade e trabalho.
Distrito de Vila Rica, Tupanciretã, Terra da Mãe de Deus, pela sua história com os indígenas, cidade do interior acolhedora e futurista pelo seu povo acolhedor e pujança na produção. Com início nos anos de 1900, pela Charqueada do Pedro Osório, Marcial Terra, Carlos Gomes de Abreu etc... Pela Cooperativa Serrana e Agropan, duas grandes referências. Tupan do Hélio Fernandes, Major Antônio Silveira, Vaz Ferreira e tantos outros que plantaram seus sonhos e amores por aqui.
São 96 anos de emancipação política, fazendo jus aos seus 4 intendentes que cumpriram a missão nos primeiros 18 anos. Protásio Lima de Moraes primeiro prefeito eleito pelo voto popular em 1948, abriu caminho para mais 14 baluartes, que fecharam 76 anos no comando administrativo.
Vejam bem, este outubro de 2024, além de tudo que já mencionamos e valorizamos no escrito acima, tem uma especial e enigmática peculiaridade, pois, no domingo dia 6 de outubro, o povo elegerá o seu prefeito para os próximos 4 anos. Ou seja, o próximo com prefeito do” Centenário do Município.
Outubro chegou!Todos precisamos de um mês novinho, cheio de oportunidades e esperanças, outubro. Que venha cheio de cores e flores, que tenhamos forte razões para muita alegria, saúde, trabalho e novos sonhos todos os dias.
TODOS CONTRA A DENGUE