"Muito bom recordar alguns escritos que circularam no Jornal Manchete Digital. Um deles foi sobre o 'pergolado' do amor. O artigo Jogo Aberto nos lembra o que é um pergolado. Para quem não se recorda, trata-se de uma espécie de galeria simples, geralmente construída em pátios, jardins e praças, com estrutura de ferro, cimento ou madeira.
O pergolado da nossa Praça da Matriz, Cel. Lima, em frente ao Executivo, é um exemplo disso. Além de ser um espaço popular, rústico e elegante, também é um lugar de memória e identidade. Os bustos dos expedicionários Antônio dos Santos e João Moreira Alberto estão ali postados, lembrando-nos da nossa história.
"Mas o pergolado é mais do que um local de memória. É também um espaço de encontro, de amor e de conexão. É comum ver jovens casais namorando nos bancos, mães e filhos brincando e amigos se reunindo. O pergolado faz parte das nossas lembranças e experiências."
Eu mesmo já sentei várias vezes no pergolado, por diversos motivos. A sensação é de estar em um lugar que marca profundamente nossa cidade. Então, convido você a ir até lá, relaxar, transpirar, namorar, extravasar sua beleza interior. Depois, me conta: o pergolado faz parte das suas memórias?"
João Cesar Flores
Tupanciretã - RS
TODOS CONTRA A DENGUE