noticias618 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Colunistas

Uma questão de dom, talento e repente

Publicada em 30/09/18 às 22:09h

João Flores - Jogo Aberto


Compartilhe
Compartilhar a noticia Uma questão de dom, talento e repente  Compartilhar a noticia Uma questão de dom, talento e repente  Compartilhar a noticia Uma questão de dom, talento e repente

Link da Notícia:

Uma questão de dom, talento e repente
 (Foto: |Jornal Manchete Tupanciretã Digital)

Música é a arte de manifestar os sentimentos através de sons, combinando-os sucessivamente ou simultaneamente com ordem, equilíbrio e proporção dentro do tempo. Enfim, música é linguagem universal, retratando muito de nós, com ela tudo é possível ganhar ênfase, como os desdobramentos existenciais com seus desamores e encantamentos de vida.

Entendo ser mais saudoso, charmoso, encantador externarmos ao mundo e a todos que queiram saber das nossas culturas, costumes e glórias locais e regionais, pelo viés musical, uma história contada em versos tem muito glamour e certifica as práticas, gestos e atitudes de um povo, com o encanto da rima, muito mais fascina e valoriza.

Para isso socorremo-nos de uma classe especial de artistas, os pajadores como chamam os hermanos Argentinos, nós, os repentistas e trovadores, cantadores sempre dispostos a eternizarem através dos versos rimados, consagrados ou do repente, que sonorizam a façanha de poetizar o tempo e de estrofe em estrofe enraizarem no nosso viver caudilho a gauches dos nossos melhores sentimentos.

 

É aí que me refiro, quantos tem ou terão o privilégio de ter em seu entorno, nas ruas, praças, CTGs, Piquetes, Entrevero de Cantorias, Bailes rádios, Discos, Cds, Eventos Diversos ou na boa e pegada “trova” um artista feito “ANTONIO OLIVEIRA” campeão de Vacaria e que figura entre os melhores do estado e Brasil, no verso de improviso e no repente, poeticamente cantante e professor das rimas, descrevendo e desvendando nossa tradição com estilo, prazer, alegria.


" Antonio Oliveira nascido com esta qualidade inata, aptidão e dádiva, um presente de Deus, o Dom de cantar e encantar.  Faz com maestria e muito talento, e nos palcos da cultura, trata de aperfeiçoar, misturando dedicação com habilidade, resultando em sucesso. "


Poucas vezes presenciei a inteligência sendo despachada palavra a palavra com sincronicidade e sonoridade como ouvi numa manhã de festejos Farroupilhas, pelo dia de governo no Tapera Velha, Antonio repentista feito uma fera, cantou aos moços e gurias dos elencos juvenis, também notabilizou as Autoridades e os Patrões do Passado, lembrou a Brigada Militar e todo o Secretariado Municipal, Tropeirismo e Valores do Rio Grande Amado.

 

Dizem que os conformados jamais mudam a história, os inconformados sim, que este trovador, abra seu peito e cante rimado ou no repente, mas jamais deixe que se sossegue ou tenha fim, história do Rio Grande. Que passado esses dias de saudades Farroupilhas, nas estâncias deste pago, no teclado de uma gaita ou nas cordas de uma viola, trovadores encontre companhia para compor versos em quantia.

Não se dando por vencidos, muito menos esquecidos, que alimente nossas almas, nos versos de improvisos e a cada estrofe anunciada amizades reforçadas e entre os laços de cultura aumente os laços de amigos.

Antonio Oliveira, nosso irmão, que conserve este DOM e a nós sempre de o prazer de ouvir suas canções. Que o talento cantador e a sina de trovador continue deste jeito, merecendo nosso apreço, consideração e respeito.

Temos os dias marcados, em nosso tempo partiremos, mas sempre fica alguém para contar o que fizemos. Alguns sempre inventam um pouco, raros dizem a verdade, o certo é que seremos um resquício de saudade, a uns seremos a essência do amor a outros apenas um louco, no teu caso meu amigo, será sempre conhecido como “ Exímio Trovador.”

Imagem da Internet - Antonio Oliveira 



LEIA MAIS NOTÍCIAS ABAIXO 










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.