noticias32 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Colunistas

Feira do Livro! O que ouvi, ví, gostei e registrei

Publicada em 26/10/18 às 17:10h

João Flores - Jogo Aberto


Compartilhe
Compartilhar a noticia Feira do Livro! O que ouvi, ví, gostei e registrei  Compartilhar a noticia Feira do Livro! O que ouvi, ví, gostei e registrei  Compartilhar a noticia Feira do Livro! O que ouvi, ví, gostei e registrei

Link da Notícia:

Feira do Livro! O que ouvi, ví, gostei e registrei
 (Foto: |Jornal Manchete Tupanciretã Digital)

Vamos usar este espaço para relatar o que nos tocou a alma em mais uma Feira do Livro de nossa cidade. Feira que trocou seu lugar de costume agradando a todos, uns dos benefícios foi à casa da cultura acoplada na barraca cultural, acomodando todos mais confortavelmente e ainda possibilitando a variedade de apresentações.

Registro uma feira mais caseira, mais voltada para nossa comunidade, exaltaram-se muito das nossas potencialidades, começando com a Patronesse, Maria Cristina Brum, carismática, inteligente, com conhecimento, uma comandante fina e de primeira linha, Eu continuo convicto do que escrevera a tempo atrás sobre ela. “Quando fala e sorri Cristina uma estrela se ilumina.”

O Centro Lítero José do Patrocínio deu sinal de vida, pois a atual presidente Fátima Mardini Frandoloso, escolheu este evento ímpar da feira para dar reinicio as atividades desta sementeira de cultura que andava adormecida pelo passamento da Poetiza Eloá Silveira, que a anos dedicou muito de sua a vida a esta agremiação Literária.

Centro Lítero que congrega pessoas de várias áreas e idades que gostam, incentivam e participam com o no hall de terem em seus currículos trabalhos feitos e editados Brasil a fora. Com grandeza fazem parte também, os demais que trilham os mesmos caminhos com o firme propósito de resguardarem e continuarem a escrever em arte nossa história cultural.

Assim reuniu-se algumas vezes o Centro, com novas aquisições humanas e sensíveis a causa e continua sempre as buscas de mais talentos. Assim, decidiu o grupo que a Feira seria o ponto de partida para novos paradigmas após Eloá, que na sua época editou a coletânea “Universos de sonhos”. Um legado que deve ser continuado, pois, sonhos devem ser infinitos, principalmente no imenso Universo, que deve ser permanentemente perfumado com poesia, paz e amor, missão de todos, porém, a maior essência e sentido de mundo aos pensadores, escritores e poetas.

E isto foi feito de maneira muito especial, visto que, Eloá tinha uma grande participação social e deixou muito do seu espírito talentoso em tudo que com muito garra empreendia, das campanhas de autoajudas a entidades filantrópicas e aos jarienses, dos recitais poéticos aos Elencos tradicionalistas,dos Rotarianos ao grupo de Danças Xiru, além da dedicação à imprensa escrita pelo seu Voz do Jarí.

Relembrar e homenagear Eloá Silveira para a matriarca da família a seus irmãos e demais familiares acomodados e atentos na primeira fila, ficou fácil, quando pode se contar com estudantes artistas da Escola Mãe de Deus, quando a saudade e amizade permanece nos pares e passos do Grupo Xiru, tudo fica lindo, leve e musical com a dupla Margot Virginia e Professora Siomara Herter, com certeza, Eloá sentiu cada verso seu que a colega Alya Sayd recitou, senti no ar um clima de missão cumprida, as palmas do auditório fez sentido, O Centro Lítero está Vivo, para descanso eterno da Patroa Querida.


" Uma noite dedicado às artes se completa plenamente com livros, eles continuam sendo a arma maior para o desenvolvimento do homem, sempre é mais fascinante quando obra e criador são presentes." 


Uma noite dedicado às artes se completa plenamente com livros, eles continuam sendo a arma maior para o desenvolvimento do homem, sempre é mais fascinante quando obra e criador são presentes e presenças, foi o caso do jovem tupanciretanense, Victor Hugo Rodrigues Vianna com sua literatura Infanto-juvenil “O chapéu de Merlin” que seus autógrafos sejam constantes na sua vida, escritor entusiasta e querido, disseminador da leitura aos jovens.

Tudo casa bem com música a linguagem universal do mundo, não podia faltar e não faltou, pois, a EMEART esteve lá e como sempre encantou, brilharam os olhos de todos que ouviram as lindas canções, violinos, flautas, clarinetes e sopros afinados, também fazem bem aos corações.

Muito mais poderia lhe dizer da Feira do livro promovida pela Administração Municipal com apoio da Cia Corsan, parabéns a secretaria da cultura e todos que fizeram acontecer, mas há que se louvar nossas escolas, professores, alunos e comunidade pela belíssima participação, pois uma feira só se faz com pessoas. Já podem ir pensando na próxima, Eu vou estar lá e o povo também, por que tudo que é bem feito, sempre vai além. Abraços











Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.