A vida segue seu curso, já se passaram alguns dias do bem-vindo Ano Novo. Como tem chovido acima da média, lembrei-me de um amigo das antigas, tropeiro experiente que com sabedoria dizia, "chuva nos primeiros dias do ano, indicam um ano sem seca e que não faltara água para as plantas, será um ano próspero e chuvas são fundamentais para o ciclo da vida."
Que a energia destas tantas chuvas, tenham lavado também a nossa alma fazendo enxurradas e levando para longe e fora de nós, coisas tristes, atos intempestivos, maledicências, incertezas, desejos fúteis, medos inúteis.
Assim, tenhamos espaço no coração para os ensinamentos e vivencias dos mais velhos, como a serenidade, tranquilidade, paciência, experiência e a força de viver.
Com o simples saber de que a vida é curta e é preciso saber vive-la. Pois, a vida tem a magia das chuvas, às vezes intempestivas, pesadas, com ventos revoltosos, raios e trovões, outras! Mansas, leves, soberanas, lindas e renovadoras.
É claro que começar o ano de alma lavada é abrir as janelas e portas do nosso Eu, para o amor, e quem tem amor, tem metas, tem sonhos, tem por quem e porque lutar e viver.
As armas estão entre um sorriso grande e a fé, de que o mundo é melhor a partir da certeza que você é parte dele e extremamente importante.
Ainda se arrastam dias quietos e cansados, pelas comemorações e muitas festividades a que somos submetidos nestas épocas, seguiremos mais algum tempo nesta madorna, pelos carnavais, pelas férias, pelos recessos.
Quando chegar ao mês março à paz já estará ameaçada e tremulante, com as atribulações imposta pelo cotidiano que teimam atropelar-nos ano adentro.
Novamente serão grandes os desafios a todos pelas reformas previstas, é da previdência, da política, da tributária, da justiça.
É premente acertos para o desenvolvimento melhor e mais justo nas áreas de segurança, educação, saúde, moradia e empregos.
Mais urgente que tudo, transparência e a volta da Confiança, nas Instituições, nas pessoas, principalmente, mudanças nossas, as que a gente segredou a si mesmo.
Tá vendo leitor, como é fácil lhe tirar da área de conforto, do mundo "zen", há muitas coisas para tirar-nos do prumo. Infelizmente no curso normal do ano, temos a sensação de que tudo carecerá de consertos, de que seja urgentemente refeito.
Cuidado, porque maioria de nós tem a mania de sempre colocar as expectativas de mudanças nos outros, quase nunca é a gente que deve moldar-se e ainda cultivamos a ingratidão de nós acharmos perfeitos.
Mesmo assim, termino pedindo a você “perseverança” modere-se consigo mesmo, não seja tão exigente, preserve o quando puder tudo o que a si e aos outros prometeu na virada do ano, resiliência irmão!
Faça valer a pena todo o seu preparo, pedidos, benzas, certezas e sonhos. Prepare-se para seu grande ano de 2019, porém, jamais esqueça, você tem que ser feito às chuvas, FUNDAMENTAL. Abraços