O município de Tupanciretã foi um dos 77 do Rio Grande do Sul agraciados com o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais, honraria concedida pelo Ministério da Educação (MEC) às redes de ensino que se destacam em ações pedagógicas e de gestão voltadas à promoção da equidade racial na educação.
A distinção foi destacada pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (UNDIME-RS), que parabenizou a cidade pelo reconhecimento.
Para a concessão do selo, o MEC avalia iniciativas de formação de professores, investimentos em materiais e atividades pedagógicas, bem como a presença de propostas curriculares e extracurriculares que incluam as temáticas negra, indígena e quilombola. Entre os critérios exigidos estão a adesão à Política Nacional de Equidade, o preenchimento do Diagnóstico de Equidade e a obtenção de nota superior a 50 pontos no Índice de Formação.
Certificado - Foto: divulgação.
A conquista foi anunciada durante o 35º Fórum Estadual Ordinário de Educação do Rio Grande do Sul , que contou com a participação da secretária de Educação, Marilei Dreher Vieira, e das coordenadoras Jaqueline Martins Soares, Maribel Vendruscolo da Luz e Débora Soares.
A conquista reforça o compromisso de Tupanciretã com a promoção da diversidade, a valorização das identidades étnico-raciais e o combate ao racismo nas escolas, em consonância com a Lei nº 10.639/2003, alterada pela Lei nº 11.645/2008.
TODOS CONTRA A DENGUE