Neste domingo (30) é dia de exercer a democracia e ajudar a escolher o presidente do Brasil e o governador do Rio Grande do Sul.
O segundo turno das Eleições 2022 reúne, na disputa presidencial, os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL). No âmbito do RS, disputam o Palácio Piratini Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL).
Para garantir seu direito ao voto, confira as orientações abaixo. (Atenção: quem não votou no primeiro turno pode ir votar no segundo turno)
HORÁRIO DE VOTAÇÃO:
A votação acontece das 8h às 17h (horário de Brasília);
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
Documento pessoal com foto (o Título de Eleitor físico não é obrigatório, mas a Justiça Eleitoral recomenda que seja levado, para conferir o local de votação).
Outros documentos com foto também podem ser utilizados no lugar do Título de Eleitor:
Carteira de Identidade;
Carteira de Trabalho;
Carteira Nacional de Habilitação;
Passaporte;
Certificado de Reservista;
No momento de votação, É PERMITIDO:
Demonstrar a preferência pessoal por meio de broches e vestimentas, de forma individual e sem pedir votos. A propaganda na internet pode ser feita SOMENTE em blogs, páginas de apoio ou portais do próprio candidato.
No momento de votação, NÃO É PERMITIDO:
Entrar na cabine eleitoral com celular, máquina fotográfica, filmadora ou equipamento de radiocomunicação. Os aparelhos devem ser entregues ao mesário e serão devolvidos após a votação. A pena para desobediência é de até dois anos de detenção.
Portar armas de fogo a menos de 100 metros das seções eleitorais (incluindo civis com porte de arma e integrantes de das forças de segurança que não estejam em serviço junto à Justiça Eleitoral). A exceção se aplica apenas para o momento em que agentes de segurança que estiveram em atividade de policiamento forem votar.