Atualizada às 19h12min., de 01°/09/2024.
Em uma decisão que pode alterar o cenário político castilhense, o registros de candidatura de Alencar Filipin Cavalheiro, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) a prefeito foi indeferida em primeira instância. A decisão foi publicada em 31 de agosto.
A Justiça Eleitoral, ao aplicar a Resolução TSE nº 23.607/2019, constatou que Alencar Filipin Cavalheiro não está devidamente filiado ao partido, nos últimos 6 meses.
"Não se vislumbra nos autos elementos capazes de provar que o requerente esteve filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), nos últimos 6 meses", cita trecho da decisão do juiz Roberto Nazario, que indeferiu à candidatura de Alencar.
Apesar dessa decisão desfavorável, Alencar ainda têm a opção de recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para tentar reverter o indeferimento e continuar com sua campanha.
Antes da publicação da notícia, a página revela que entrou em contato com o candidato Alencar. Ele informou que advogados estão tomando as medidas necessárias para resolver a situação.
ATUALIZAÇÃO:
Após a repercussão do fato, o candidato esclareceu que é filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 2002 e está ciente da obrigatoriedade de filiação a um partido político para concorrer ao pleito. Ele também informou que em breve apresentará a documentação necessária à comunidade. O jurídico da campanha de Alencar recorreu da decisão.