O tratamento de sementes é um dos fatores importantíssimos para a formação de um bom estande, um bom desenvolvimento inicial da lavoura. Por isso é tão importante o uso de fungicida e inseticida no tratamento.
Muitos patógenos estão presentes no solo ou transmitidos via semente reduzem o estande de plantas. Dessa forma, o tratamento de sementes com fungicidas é uma ótima alternativa para a redução do dano causado por patógenos.
Pragas de solo também podem causar falhas na lavoura, pelo fato de se alimentarem de sementes, raízes e da parte aérea das plantas. Para a maioria dessas pragas, o tratamento de sementes também desempenha um papel de proteção das sementes e das plântulas, reduzindo o dano causado por elas.
O déficit hídrico é outro importante e frequente estresse que afeta a cultura da soja. é comum a distribuição irregular das chuvas, acarretando redução no estande e no crescimento das plantas. O tratamento de sementes, além de promover o controle de patógenos e pragas, pode favorecer a emergência e o desenvolvimento de plantas com falta de água.
A gestão e o planejamento são fundamentais para a melhoria dos manejos de produção e para a busca de altos rendimentos.
Ebitom M. Aquino
Consultor de Vendas
Cel: (055)99667-3408