A compra antecipada de fertilizantes tem movimentado o mercado agrícola no País, principalmente da soja e do milho. Isso porque as boas cotações dos grãos e os preços dos fertilizantes em patamares aceitáveis formam um cenário propício para aquisição de insumos para os cultivos das safras subsequentes.
Mais de 30% dos fertilizantes a serem utilizados nas lavouras brasileiras no primeiro semestre do ano que vem - período de semeadura do milho safrinha - já foram comercializados, mostra pesquisa da consultoria StoneX, obtida com exclusividade pelo Broadcast Agro. . "A alta rentabilidade do produtor, com o dólar forte ante o real somada aos níveis historicamente baixos dos preços dos insumos levaram à antecipação das compras de adubos tanto para o primeiro semestre quanto já para a safra 2021/22”, aponta o analista de mercado de fertilizantes da consultoria, Marcelo Mello, sobre o período que começa em julho do ano que vem. Segundo ele, esse movimento de antecipação de compras para a safrinha não é “comum” no mercado brasileiro neste período do ano, o que mostra um avanço positivo frente ao observado em igual período do ano passado.
Na avaliação de Mello, mesmo com o dólar sendo negociado acima de R$ 5,00, que torna a importação de insumos agrícolas mais onerosa, os baixos preços dos adubos mantiveram a relação de troca favorável ao produtor brasileiro.
“A relação de troca de determinados adubos com soja e milho, por exemplo, era a melhor dos últimos 10 anos”, observa o analista, citando a quantidade necessária de determinada commodity para compra de uma tonelada de adubo.”
Fonte: Estadão
Na Tupã Cereais você encontra ótimas opções de negociações para fertilizantes da linha MOSAIC e TMF.
Já que sabemos que a relação de troca entre grãos e insumos está se mostrando uma das mais favoráveis nos últimos anos, nossa sugestão é de investimento em um de seus principais insumos.
Ebitom M. Aquino
Consultor de Vendas
Cel: (055)99667-3408