O setor agrícola sempre foi a principal mola propulsora da economia local, indiscutivelmente, desde o início do cultivo da cultura e ainda na implantação da soja transgênica que mudou os rumos da oleaginosa no país.
Nesta terça-feira, dia 16, o Departamento de Economia e Estatística vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG), por meio de dados compilados no ano de 2018, coloca Tupanciretã em primeiro lugar em ranking estadual que avalia o segmento de Agropecuária do Valor Adicionado Bruto (VAB), que está relacionado ao Produto Interno Bruto (PIB) sem a soma de impostos.
A capital gaúcha da soja ultrapassou o município de Cachoeira do Sul, o VAB do ano de 2018 referente a Tupanciretã chegou a R$ 522, 19 milhões, ou 1,5 % de todo o valor total produzido no Estado do Rio Grande do Sul.
Ranking total gerado no Estado do RS (VAB)
Já as dez maiores economias do Estado são: Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Gravataí, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, São Leopoldo e Triunfo.
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o valor médio agregado por indivíduo que é o PIB per capita, em moeda corrente e a preços de mercado, dos bens e serviços finais produzidos em determinado espaço geográfico. Mede a produção, por habitante, do conjunto dos setores da economia. Tupanciretã passou para R$ 53. 810, 85. Acompanhe a evolução no quadro abaixo.
Fonte: IBGE