As festas de final de ano estão se aproximando e, infelizmente, a pandemia da Covid-19 não terminou. Por isso, é necessário destacar a importância da manutenção dos principais cuidados de prevenção do novo coronavírus também neste período de quarentena, como lavar as mãos, usar a máscara, evitar aglomerações e manter o distanciamento recomendado. Foi pensando em cumprir todas as orientações dadas desde o início do isolamento físico e social, que a Emater/RS-Ascar lançou, em meados de abril, a Feira Virtual da Agricultura Familiar (Fevaf), uma ferramenta digital para aproximar produtores e consumidores, possibilitando a manutenção da comercialização e garantindo assim o escoamento da produção e a geração de renda aos agricultores familiares, bem como produtos frescos e de qualidade ao consumidor final. Uma ótima e segura alternativa para as compras dos produtos para as ceias de Natal e de Ano Novo.
"Depois que começou a pandemia, a gente teve mais clientes novos conhecendo e comprando os nossos produtos e as vendas aumentaram mais de 50%", afirma Roberto Parisotto, proprietário da Agroindústria Família Parisotto, de Bento Gonçalves, que produz massas, molhos e biscoitos. “Valeu essa ideia, o esforço que a equipe da Emater fez foi de grande valia, acho que, se não fosse essa iniciativa, as agroindústrias estariam penando. A nossa não pode se queixar, apesar de ter começado há pouco tempo, teve grande importância essa ajuda”, avalia Parisotto, ao lembrar que também aperfeiçoaram a divulgação do empreendimento no Facebook.
Até agora são mais de 900 empreendimentos de agroindústrias, cooperativas e agricultores familiares do Rio Grande do Sul cadastrados na Fevaf, disponível em https://bit.ly/2XtLndL , e que contam com cerca de cem mil visualizações.
“O produto precisa ser vendido, sair do campo e chegar à mesa do consumidor, e a Feira Virtual possibilita que a cidade saiba mais sobre os produtos oferecidos pelas agroindústrias familiares do nosso Estado”, explica o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Covatti Filho.
A plataforma da Feira Virtual foi idealizada e construída pelas gerências Técnica (GET) e de Tecnologia da Informação (GTI) da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Seapdr. “Nela estão sendo cadastradas agroindústrias que integram o Programa Estadual de Agroindústrias Familiares (Peaf), agricultores familiares com DAP e cooperativas com DAP jurídica que têm produção para vender diretamente ao consumidor”, explica o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri.
A gerente técnica adjunta, Luana Machado, explica que a plataforma tem por objetivo conectar consumidores a produtores. “O consumidor entra na plataforma e pesquisa o nome do estabelecimento, município e/ou o produto, para encontrar o número de contato, que será feito por telefone ou WhatsApp disponibilizados na plataforma digital. No portal também são apresentadas dicas de alimentação e de prevenção e enfrentamento à Covid-19, além do acesso ao Disque Perdas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Interessados em oferecer seus produtos na Fevaf devem entrar em contato com o Escritório da Emater/RS-Ascar de sua cidade para preencher o formulário. Encontre o endereço, telefone e e-mail de cada escritório municipal em: https://bit.ly/2yU7FuJ