Na manhã do último sábado, dia 11/01, aconteceu a estreia do programa Campo Web, apresentado por José Domingos Teixeira e transmitido ao vivo pelo facebook do Jornal Manchete Digital. Tratando de assuntos relacionados ao agro e relevantes à comunidade tupanciretanense, o programa, que vai ao ar todo sábado pela manhã, conta com entrevistas de especialistas na área da agronomia e produtores agrícolas.
Nesse primeiro programa, José Domingos conversou com Décio Teixeira, presidente da Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul (Aprosoja/RS).
No início de sua fala, Décio Teixeira enfatizou a posição especial de Tupanciretã no agro brasileiro e as expectativas para esse ramo: “Tupanciretã é hoje a segunda maior área plantada de soja no país, com 6 milhões de hectares. E o agro só tende a crescer. Melhoraremos ainda mais a qualidade do que produzimos. Estamos chegando em um momento muito bom. O soja hoje está sendo vendido a 184 reais.”
O presidente da APROSOJA no Rio Grande do Sul também deu detalhes sobre as pautas da associação para o ano de 2021: “São muitas aspirações. Dia 19/01, faremos uma assembleia geral para a escolha dos diretores para o mandato 2021-2023. Questão muito importante, pois quando as decisões são tomadas pelo conjunto, a força é muito maior.”
Ainda sobre a APROSOJA, comentou do método de negociação e debate que a associação utiliza para conseguir apoio as suas pautas no Congresso Nacional: “A APROSOJA participa do Instituto Pensar Agro, que discute as pautas, elabora as demandas e então as levam ao Congresso, à frente parlamentar da agricultura.”
Sobre sua experiência como agricultor, Décio falou da importância da força de trabalho e da força de vontade: “São quase 50 anos de agricultura. O principal aprendizado é não se abater. É necessário confiar na equipe e na assistência técnica.”
Confira abaixo a opinião de Décio Teixeira sobre 7 temas relevantes para o mundo agro e, consequentemente, para a comunidade de Tupanciretã:
CLIMA - “Tivemos indicação de estiagem e fomos surpreendidos pela seca no mês de novembro. Não pudemos iniciar o plantio. Porém, o clima parece que está melhorando. Confio em uma safra boa.”
CÂMBIO - “Temos que ter o dólar com cotação justa. Com o governo Bolsonaro, o câmbio está livre para subir e dar condições para os produtores vender bem a produção e pôr as contas em dia. Lucratividade com sustentabilidade. Paulo Guedes é inteligentíssimo.”
CHINA - “O povo chinês é nosso parceiro e nosso maior comprador: hoje, a China compra 70% da soja brasileira. Devemos manter a diplomacia, negociando com respeito, mas tendo certas ressalvas. Por exemplo, a APROSOJA foi contra o projeto de vendas de terra para estrangeiros. Pensamos que a venda não é boa para o Brasil, temos de deixar nossas terras para nossos descendentes.”
CONSUMO - “O consumo é crescente. O que se produz de soja atualmente já não é o suficiente. Atualmente, a oleaginosa compõe mais de 2400 produtos, segundo a Embrapa. Sem soja, você não consegue ter outras culturas; especialmente a pecuária.”
COMBUSTÍVEIS VERDES - “O mundo está indo nessa direção. Temos que limpar a atmosfera do planeta. Será uma mudança radical, mas o caminho é esse. Hoje, a Toyota já está lançando carros movidos a hidrogênio. É irreversível.”
COOPERATIVISMO - “Sou um grande defensor do cooperativismo, mas ele precisa se modernizar. Não podem haver presidentes que fiquem no cargo até o fim da vida, ou até que a cooperativa quebre. Essa é a verdade, que as vezes dói, mas que tem de ser dita.”
COVID-19 - “Acredito que venceremos o vírus, pois a ciência está caminhando a passos largos. Eu mesmo enfrentei a covid. Fui hospitalizado, fiz o tratamento e consegui me recuperar, mas passei cerca de dois meses com dificuldade de caminhar. Infelizmente, muitas pessoas sofreram e até perderam a vida por causa da politização do assunto.