A Tupã Cereais, referência em prestação de serviços e produtos na área agrícola em Tupanciretã, informa sobre o tratamento ideal para o controle da erva daninha, chamada de 'buva' - (Conyza bonariensis ), na lavoura.
Quando se opera com essa planta invasora, é importante ressaltar que existem duas opções. A primeira, geralmente mais barata, é direcionada para o controle de plantas pequenas com no máximo 20 cm de altura, situação que normalmente envolve apenas uma aplicação de herbicida. A segunda opção, por sua vez, consiste no controle de plantas mais desenvolvidas, acima de 20 cm de altura. Esse cenário envolve aplicações sequenciais e um custo geralmente mais elevado, associado ao controle da propagação das plantas daninhas.
Muito se questiona acerca da roçada das plantas de buva e posterior controle através de herbicida. Como a buva possui um sistema de raízes altamente desenvolvido, a roçada das plantas invasoras seguida de aplicação de herbicidas no momento do rebrote geralmente apresenta eficiência de controle reduzida. Uma solução para esse caso é aplicação sequencial de herbicida, que assim é capaz de eliminar o rebrote e, consequentemente, a planta daninha.
O período ideal para o controle da buva é a entressafra. Para que as chances de sucesso sejam maiores, é fundamental que a aplicação ocorra em plantas de até 10 cm. Plantas com mais de 20 cm provavelmente precisarão de um manejo sequencial com herbicidas sistêmicos e de contato. O manejo da buva na pós-emergência da soja é pouco recomendado. Existem poucas opções que podem ser utilizadas nesse cenário e, devido ao estágio de desenvolvimento das plantas daninhas, a aplicação de herbicida apenas diminuirá o ritmo de crescimento.
A Tupã Cereais conta com um time de consultores de primeira linha e sempre dispostos a ajudar nossos clientes no manejo e controle de plantas daninhas, entre outros vários serviços. Converse com nossa equipe através do telefone: 9 9960-6014