Campo Web do último sábado (13) comenta os destaques da semana no mundo agro
José Domingos revelou detalhes das principais culturas realizadas em solo gaúcho
Publicada em 18/11/2021 às 19:39h
Leonardo Pinto dos Reis - Estudante de Letras
Compartilhe
Link da Notícia:
(Foto: JM Digital)
O Programa Campo Web do último sábado (13) trouxe aos web-espectadores informações valiosas sobre o andamento das principais culturas realizadas no Rio Grande do Sul. Além disso, condições climáticas e possíveis dificuldades na entrega de produtos foram lembradas por José Domingos.
O engenheiro agrônomo ainda deu a deixa para os próximos programas: convidados da área da tecnologia de aplicação estarão presentes para um bate-papo inteligente sobre a aliança entre inovações tecnológicas e o mundo agro.
No início do programa, José Domingos teceu comentários sobre a presente semana:
“Experimentamos um clima um pouco diferente do histórico para a época do ano. Tivemos muito vento, de até 35km/h, e os produtores ficaram sem condições de fazer o manejo de plantas daninhas”.
Em seguida, fez um apanhado geral dos andamentos das culturas plantadas em solo gaúcho:
TRIGO
“O trigo já está com 85% da área colhida. Na próxima semana, a colheita deve ser concluída. Tivemos variações de produtividade nas diferentes regiões do RS. Região Norte: excelente produtividade. Região Central: em torno de 45 a 50 sacas por hectare. Região Sul: 40 a 45 sacas, com ilhas de boa produção”, informou.
Outra questão importante sobre o trigo diz respeito aos transgênicos:
“A ABITEC notificou a autorização da importação de farinha de trigo transgênico. Os moinhos são contra”, disse José Domingos, informando que trará convidados para tratar debater o assunto em programas futuros
ARROZ
“Estamos com 90% área semeada. Talvez teremos pequena diminuição de área plantada”.
MILHO
“Chega o mês de novembro, e vemos lavouras não irrigadas a sofrer com a estiagem. Mas temos clima muito favorável para o milho, com bastante luz. Isso favoreceu a cultura, que está expressando excelente potencial e produtividade nas áreas irrigadas”.
SOJA
"Nesse período de novembro, temos possibilidade de 4% a 5% de semeadura, realizada nas restevas de trigo e aveia. O Rio Grande do Sul semeará número muito grande cultivares. Mais de 100 espécies, com quatro tecnologias disponíveis”, informou.
O engenheiro agrônomo também comentou sobre a produtividade da oleaginosa:
"Produtividade esperada de 144,2 milhões de toneladas. E o Brasil assume o posto de maior produtor de soja mundial. Somando todas as culturas, temos, no Brasil, 290 milhões de toneladas em 69 milhões de hectares semeados. O volume de comida produzido no Brasil serve para alimentar 2,3 bilhões de pessoas no planeta”.
Também falou dos números da soja em Tupanciretã:
“Somos a maior área plantada do Rio Grande do Sul: 150 mil hectares, com 80% da área semeada, atualmente”.