Mercado externo
• Os preços dos contratos futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) registraram forte queda, com os fundos liquidando posições longas e realizando ganhos.
• A despeito dos apertados estoques da temporada 2021/22 nos EUA, a baixa movimentação no mercado à vista do país e o enfraquecimento das margens de esmagamento na China complementaram o conteúdo baixista do dia.
• Nessa sexta-feira, os fundos foram vendedores líquidos de 12.000 contratos de soja, 2.000 de farelo de soja e 3.500 contratos de óleo soja.
Queda em Chicago mina conteúdo altista do câmbio
• A forte queda dos referenciais de Chicago foi mais determinante do que a elevação da taxa de câmbio na precificação da saca nesta sexta-feira. Assim, a maioria dos preços no mercado à vista brasileiro arrefeceram.
• Os prêmios, por sua vez, ficaram entre discretos ajustes negativos e a estabilidade, trazendo consigo a baixa incidência de novos negócios típica do encerramento da semana.
• Os preços dos derivados, paralelamente, apresentaram firmeza e mantiveram a tônica de originação das indústrias a prêmios maiores do que os de exportação.
Dólar
Dólar sobe com a divulgação de dados nos EUA
• A moeda norte-americana subiu 1,2% contra o real nesta sexta-feira e fechou levemente acima de R$ 5,00, chegando a ser cotada a R$ 5,11 na máxima diária.
• O Departamento de Trabalho nos EUA reportou a criação de 428 mil novas vagas de trabalho em abril, sinalizando estabilidade da taxa de desemprego em 3,6%. Com isso, o mercado reforça sua expectativa de aumento de juros no país.
• No Brasil, a FGV reportou o índice geral de preços IGP-DI, com elevação de 0,41% em abril. Apesar de positivo, o valor foi menor que o mês anterior com a queda nos preços do combustível e das commodities agrícolas. O índice acumula 13,53% de alta nos últimos 12 meses.
• A produção de soja da Argentina em 2021 está prevista em 43 milhões de toneladas, o que representa um aumento de um milhão em relação à nossa previsão anterior, mas, se materializada, seria 3,2 milhões abaixo do ano passado.
• Estimamos que a colheita esteja cerca de 63% concluída e, de acordo com a Bolsa de Grãos de Buenos Aires, as produtividades estão acima das expectativas, confirmando o otimismo em relação a produção argentina.
• Neste contexto, aumentamos previsão para o processamento de soja no país em 500 mil toneladas para 39 milhões de toneladas.
Você pode realizar coisas sem aproveitar a vida. Você também pode aproveitar a vida e não realizar nada.
Entretanto, a melhor solução é fazer coisas e ter prazer ao mesmo tempo. Esse é o segredo do sucesso que dura – construir realizações, uma depois da outra, com prazer.
Se o seu objetivo for apenas aproveitar a vida, sem fazer nada, o resultado é esse mesmo: Você acaba não fazendo nada. Você pode até estar feliz e sorridente, pelo menos naquele momento, mas depois de um tempo a vida começa a parecer vazia. Por outro lado, se você é movido somente pela ambição, sem considerar a sua qualidade de vida, pode acabar vazio também. Provavelmente você vai conseguir tudo o que quer. Mas também vai acabar estressado e cheio de mágoas.
Faça o esforço necessário mova-se em direção aos seus objetivos, mas aproveite os pequenos momentos. Quando você está gostando da jornada, não vai ter vontade e nem razões para parar.
Humor
Naquela cidadezinha do interior, todos sabiam que as mulheres que traiam o marido, ao se confessarem, diziam que tinham “caído no buraco”. Um dia o velho padre morre e chega um substituto. Sem saber de nada, este diz a todas que cair no buraco não é pecado e vai reclamar com o prefeito:
-Prefeito, o senhor precisa cuidar melhor das ruas. Elas estão cheias de buraco.
O prefeito, que sabia da história, caiu na gargalhada.
- E o senhor ainda rir? – pergunta o padre. – Só essa semana sua mulher já caiu cinco vezes!
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios
Volfe Umberto Gobbato
Gerente Geral