O Programa Campo Web do último sábado (16), bateu um papo inteligente com o presidente do Clube Amigos da Terra de Tupanciretã, e pioneiro no plantio de soja em nosso município, Almir Rebelo.
O agricultor esteve presente no 18º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha, realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, no início de julho. Durante o evento o Clube Amigos da Terra foi homenageado com o Mérito Conservacionista:
- “Tivemos esse privilégio da homenagem. É algo que divido com todos os produtores que adotam a tecnologia do plantio direto. E isso nos motiva para os próximos desafios. Temos a missão de garantir a segurança alimentar mundial”.
O agricultor contou detalhes da aplicação do plantio direto em território brasileiro:
- “Herbert Bartz trouxe a técnica do plantio direto para o Brasil em 1972. Há uma reedição de livro que conta a vida desse homem, com o título de O Brasil Possível. É uma obra muito interessante. Lendo esse livro, lembro do início da agricultura em Tupanciretã. Usávamos uma técnica convencional e, para produzir 1 tonelada de soja, perdíamos 20 toneladas de solo”.
Almir também comentou sobre seus estudos e a importância do contato com os produtores:
- “Estudei tudo sobre plantio convencional e sobre plantio direto. E depois tudo sobre soja convencional e transgênica. Mas aprendi muito também a ouvir o produtor rural”.
O produtor do agro também comentou sobre outras regiões do país nas quais a agricultura vem crescendo:
- “A agricultura na região do Matopiba é o que vai consolidar a posição do Brasil como celeiro do mundo. Isso nos motiva muito, pois enxergamos esse potencial”.
E finalizou destacando a importância do plantio direto:
- “Essa tecnologia é maior revolução da agricultura moderna de todos os tempos”, afirmou.
TODOS CONTRA A DENGUE