O Programa Campo Web do último sábado (13) apresentou um panorama sobre o custo da próxima safra para o agricultor gaúcho. Segundo o engenheiro agrônomo José Domingos, muitas situações aguardam o produtor no período de plantio:
- “A safra mais cara de custo de produção da história da agricultura. Uma das mais desafiadoras. E com um detalhe, o agricultor gaúcho terá de cuidar bastante as condições climáticas, que são um fator de custo de produção”, afirmou, destacando o prognóstico de La Niña.
A questão da dessecação também influenciará nos custos:
- “Hoje, as plantas daninhas estão exigindo bastante. Especialmente a buva que pede quatro princípios ativos: oxina, glifosato, pré-emergentes e produto de contato”, informou, destacando que anos atrás apenas o glifosato era necessário.
Além disso, há o valor da semente:
- "R$ 850 de sementes por hectare é o preço médio para a próxima safra atual. O quilo da semente está a R$ 16. Ou seja, o produtor terá de evitar o desperdício, tentando fazer com que a semeadura não seja precipitada"..
José Domingos finalizou ressaltando a importância do engenheiro agrônomo no processo
- “Os engenheiros agrônomos devem estar ao lado do agricultor, fazendo monitoramento e recomendando soluções viáveis para a lavoura”.
TODOS CONTRA A DENGUE