No último sábado (3), o Programa Campo Web, bate-papo inteligente sobre o mundo agro, conversou com o engenheiro agrônomo Elizeu Monteiro Pereira Júnior a respeito do método The Soil Food Web, voltada para o manejo do solo.
Ao início da conversa, o engenheiro agrônomo fez um breve relato de sua formação e atuação:
- “Sou natural de Santa Maria do Pará. Sou técnico em agropecuária, e engenheiro agrônomo pela Universidade Federal Rural do Amazonas. Desde 2021, comecei a trabalhar com o manejo biológico. Hoje, sou o responsável técnico pela operação de bioinsumos em fazenda no município de Paragominas, no Pará”.
Então, Elizeu explicou em que consiste o método The Soil Food Web:
- “No final do mês de julho, participei de curso intensivo no interior de Goiás sobre a prática do método Soil Food Web, que pode ser traduzido para o português como Rede Alimentar do Solo. Esse método foi desenvolvido por uma pesquisadora norte-americana que ficava incomodada com a degradação do solo que ocorria através do método tradicional de plantio. Então, ela buscou uma forma de devolver a vida e a condição natural do solo”, explicou.
O profissional detalhou o conceito de Rede Alimentar do Solo:
- “O que é essa rede? São os organismos vivos que existem no ambiente que nós conhecemos como solo: as bactérias, protozoários, nematoides. Cada tipo de solo vai ter sua formação natural, com sua diversidade de microrganismos”.
Elizeu também destacou o papel das plantas de cobertura na manutenção da terra:
- “Hoje se fala bastante dos mixes de plantas de cobertura. Eles são importantes para os microrganismos, pois estes são favorecidos pela diversidade de plantas. Com diferentes mixes de plantas, você permite que diferentes microrganismos possam se desenvolver e melhora a condições do solo”, disse, citando gramíneas como o milheto, e outras leguminosas.
E destacou a importância de uma gama variada de microrganismos para que o solo consiga retomar suas riquezas naturais:
- “Várias pesquisas já comprovaram que um solo sem cobertura sofre perda não só de microrganismos, como também de nutrientes. Nesses ambientes, os únicos seres que podem se proliferar são as bactérias. E o método Soil Food Web prevê a diversidade de seres, para garantir um ambiente em harmonia que permite que os microrganismos cumpram seu papel na Rede Alimentar do Solo”.
TODOS CONTRA A DENGUE