Mercado externo
Futuros da soja fecharam em alta
• Os futuros da soja se recuperaram após duas sessões de perdas, mas caíram no balanço da semana.
• O vencimento de janeiro caiu 21-3/4 centavos de dólar por bushel, ou 1,5%, durante a semana, pressionado pela fraqueza em outros mercados de commodities e preocupações de que uma recessão econômica global reduza a demanda no ano seguinte.
• O aumento dos casos de COVID-19 na China ampliou as preocupações com uma desaceleração nas compras de soja do país.
• O potencial para outra rodada de “dólar soja” na Argentina estava em discussão esta semana. Com mais de 12 milhões de toneladas da safra antiga ainda a serem vendidas, a medida tem potencial para aumentar as exportações de soja para suas máximas de três anos, assim como o processamento no país.
Mercado Interno
Preços encerram com resultados mistos
• Os preços da soja registraram resultados mistos nesta sexta-feira, entre a elevação dos referenciais de Chicago e a queda da taxa de câmbio.
• Os produtores com maior espaço para comercialização da safra 2022/23 estiveram dispostos a negociar, aproveitando a volatilidade da taxa de câmbio.
• Os preços dos derivados da oleaginosa continuaram firmes, mantendo as margens de esmagamento remuneradoras e os processadores ainda ativos nas regiões que detêm volumes remanescentes da safra 2021/22.
Comentários
• De acordo com o relatório semanal de progresso e condição da safra da Bolsa de Grãos de Buenos Aires, o plantio de soja estava 12% concluído na Argentina em 17 de novembro, mais de 16 pontos percentuais atrás do ano anterior.
• Embora as chuvas recentes tenham permitido o início do plantio nas regiões centrais da área de cultivo, a maior parte do país continua sob condições severas de seca.
• Os eventos anteriores de La Nina estão associados a produtividades abaixo da tendência para a Argentina. Prevê-se que o fenômeno persista no início de 2023, o que, com o solo já seco, certamente aumenta o risco de queda de área e produção em nossas projeções para Argentina.
Motivação - Extremos
Mesmo as melhores coisas na vida podem deixar de ser benéficas quando levadas ao extremo. Mesmo que você pense “se um pouco é bom, mais será melhor”, isso raramente é verdade.
Como quase tudo na sua vida existe um limite, um ponto no qual mais não significa melhor. De fato, muitas vezes, almejamos mais, quando na verdade o que queremos não é mais, e sim melhor.
Temos fome e comemos mais, quando na verdade o que precisamos é de comida mais nutritiva. Queremos mais dinheiro quando na verdade esse esforço seria melhor investido se gastássemos o que já temos com mais sabedoria.
Se você está constantemente buscando mais e mais, e mesmo assim nunca está satisfeito, é porque provavelmente nunca vai estar. Conseguir mais é sempre uma resposta óbvia e simples, mas isso não significa que seja a resposta. Quando você se pegar precisando ir ao extremo, pense se não seria melhor mudar um pouco de direção.
A qualidade pode existir independentemente da quantidade. Mais de uma coisa boa não significa melhor. Ao invés de preocupar-se com conseguir mais, ponha toda essa energia procurando o melhor.
Humor
Casal No Restaurante
Um homem e uma bonita mulher estavam jantando à luz de velas num restaurante de luxo. De repente o garçom notou que o homem escorregava lentamente para baixo da mesa. A mulher parecia não reparar que o companheiro tinha desaparecido.
Perdão, senhora! – disse o garçom – Mas eu acho que seu marido está debaixo da mesa.
Não está não! – disse a mulher, olhando calmamente para o garçom – Meu marido acabou de entrar no restaurante!!!
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios