O mercado foi influenciado em parte pelo fortalecimento do dólar ante o real, que tende a estimular as exportações brasileiras. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja. O desempenho do óleo de soja, que caiu 3%, também pesou sobre as cotações. A queda do derivado, por sua vez, refletiu o recuo do petróleo e as fracas exportações da Malásia. "Os embarques da Malásia caíram fortemente em janeiro, o que indica fraca demanda (por óleos vegetais)", disse em nota Caroline Bain, da Capital Economics.
Esses fatores foram contrabalançados pela previsão de tempo seco na Argentina. Segundo a empresa de meteorologia DTN, as principais áreas de cultivo do país ficarão sem chuvas por aproximadamente dez dias, e a expectativa é de temperaturas em alta na próxima semana. "O calor e a seca poderão anular os efeitos benéficos das chuvas recentes, que melhoraram a condição da soja semeada mais tarde", disse a DTN.
Ontem, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires informou que 12% da safra de soja argentina apresentava condição boa ou excelente na última semana, ante 7% na semana anterior. A parcela em condição normal passou de 39% para 42%, enquanto o porcentual em condição regular ou ruim diminuiu de 54% para 46%. Apesar da melhora, perdas esperadas de até 30% ao sul de Santa Fé e ao norte de Buenos Aires podem reduzir a estimativa de produção atual, de 41 milhões de toneladas. O Commerzbank disse em relatório que problemas com a seca persistente e o calor extremo na Argentina devem sustentar os preços internacionais da soja.
No Brasil, as perdas de produtividade na safra de soja 2022/23 variam de 2% a 20% no Rio Grande do Sul, informou a Emater-RS em boletim semanal, considerando levantamento feito em 412 municípios. Segundo a Emater, as regiões mais afetadas pela estiagem são a de Santa Maria e Santa Rosa, onde a queda de rendimento é de cerca de 20%. Nas regiões de Bagé, Frederico Westphalen, Ijuí, Lajeado e Pelotas, a perda de produtividade é projetada pela Emater em torno de 10%. Já nas regiões de Erechim e Soledade, a queda de rendimento é prevista entre 2% e 3%.
Além disso, a Granar observou que o excesso de chuvas em Mato Grosso está não apenas atrasando a colheita, mas também causando problemas na logística de exportação. Por isso, exportadores norte-americanos estão especulando como aproveitar a situação para aumentar suas vendas, disse a consultoria. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) disse que exportadores do país relataram venda de 132 mil toneladas de soja para destinos não revelados, com entrega prevista para o ano comercial 2023/24.
Motivação
Eu queria, mas...
Essa frase familiar? Você sabe o que tem que fazer. Você sabe que precisa ser mais disciplinado, mais focalizado, mais positivo, mais dedicado. Mas existe uma grande diferença entre saber o que deve ser feito e efetivamente fazê-lo. Como é que você consegue quebrar essa inércia e tomar as atitudes necessárias?
O problema é que, frequentemente, nossos objetivos de longo prazo conflitam com nossos desejos de curto prazo. Você gostaria de perder um pouco de peso, mas quer continuar tomando sorvete e comendo doce.
Qual é a saída? Fácil: consiga que seus desejos de curto prazo sustentem seus objetivos de longo prazo.
Encontre algo que você pode fazer agora mesmo, algo que seja completamente agradável de fazer, e que também lhe traga benefícios a longo prazo. E aproveita. Fique ‘viciado’ nisso.
Para cada objetivo de logo prazo que você realmente quer alcançar, existe alguma forma agradável e prazerosa de alcança-lo, algo que você pode fazer com alegria todos os dias. Descubra o que é, aproveite os momentos em que estiver fazendo isso – e você viverá muito melhor.
Humor
O negão e o papa
O Papa chegou ao Brasil em missão não oficial.
O Negão, o melhor motorista da Sé, o aguardava no aeroporto.
O Papa tinha um compromisso e estava atrasado, mas o Negão não passava dos 80 Km/h nem a pau!
Impaciente, Sua Santidade pedia:
- Negón, piú veloce, per favore.
- Santidade, não posso. Dá multa, dá pontos na minha carteira, e desmoraliza a Sé!
E continuava nos 80 km/h . O Papa, desesperado, disse então:
- Negón, passe aqui, per favore. Dammi l'auto.
O Negão foi no banco de trás e o próprio Papa foi dirigindo a limusine, agora a 150 km/h.
Lá na frente, um policial rodoviário os interceptou.
Quando viu quem era, resolveu passar um rádio pro chefe, sussurrando discretamente: - Chefe, peguei um cara importante voando na Dutra, e não sei o que fazer!
- Quem é... Um deputado? - Perguntou o chefe.
- Não chefe, é mais importante.
- É um senador?
- Não chefe, é mais importante ainda..
- Então, é um governador de estado?!? Um juiz do supremo tribunal?!?
- Que nada chefe, é mais importante ainda...
- O presidente?!?!?
- É mais importante que a Dilma, chefe...
- Puta que pariu, então é o Papa!
- Que nada chefe, o Papa é apenas o motorista dele, acho que é São Benedito!!!
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios