Dólar à vista
O Dólar reduziu o fôlego e passou a operar em leve baixa, perto da estabilidade, em um sinal de arrefecimento da cautela do investidor com incertezas do campo doméstico. Enquanto o mercado de ações pega carona com o bom humor do mercado internacional; no câmbio, ainda prevalece algum receio com questões relacionadas aos ruídos do governo Lula com o Banco Central.
Bolsa brasileira
O Ibovespa segue acima dos 104 mil pontos, influenciado por dados positivos de atividade na China, na Europa e nos Estados Unidos, além do desempenho positivo das bolsas de Nova York. A promessa do governo em avançar a reforma tributária até maio também permite alguma recuperação do índice, que na semana ainda acumula recuo de 1,61%. Petrobras sobre forte, com ON registrando ganhos de 3% e PN, de 2,73%. Vale, Bradesco, Itaú Unibanco e Banco do Brasil também apresentam ganhos.
O bom desempenho das ações de C&A surpreende pelo segundo dia consecutivo, reflexo ainda do balanço do quarto trimestre de 2022. Após ganhos da véspera, o papel chegou a avançar 28%, mas agora registra valorização de 24,77%, negociado a R$ 2,73. Em menos de dois pregões, a empresa vê o seu valor de mercado aumentar 40%.
"C&A também é uma indústria de varejo, contudo, surpreendeu pela rentabilidade do quarto trimestre. Por conta disso, está com comportamento contrário ao do setor", destaca Bruno Tebaldi, analista de Risco da Nova Futura. Entre os pares de vestuário, o movimento é fraco e sem direção única.
CHICAGO TERMINA EM ALTA COM TEMPO QUENTE E SECO NA ARGENTINA
Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) fecharam em alta nesta sexta-feira. Os ganhos foram sustentados pelo tempo quente e seco na Argentina, que pode levar a novos ajustes na estimativa de produção. Ontem, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires informou que 2% da safra de soja na Argentina apresentava condição boa ou excelente, ante 3% na semana anterior. A parcela em condição normal passou de 37% para 31%, enquanto o porcentual em condição regular ou ruim aumentou de 60% para 67%. "Setores no centro da área agrícola relatam perda de área, aborto de vagens e finalização precoce do enchimento como consequência das altas temperaturas registradas durante esta semana", disse a bolsa, acrescentando que esse cenário pode afetar a previsão de safra, atualmente em 33,5 milhões de toneladas. O vencimento maio da oleaginosa subiu 9,50 cents (0,63%), para US$ 15,1875 por bushel. Na semana, ficou praticamente estável.
A expectativa é de que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reduza novamente na próxima quarta-feira, em seu relatório mensal de oferta e demanda, a projeção para a safra da Argentina.
O clima desfavorável no país também impulsionou as cotações do farelo, já que a Argentina é o principal exportador mundial do derivado. Segundo a empresa de meteorologia DTN, a onda de calor que vem prejudicando as lavouras deve continuar na próxima semana. Além disso, as chuvas devem ser limitadas pelo menos nos próximos dez dias, disse a DTN. "O tempo quente e seco está mantendo os níveis de estresse elevados nas lavouras."
A fraca demanda chinesa por soja dos Estados Unidos e a chegada do grão brasileiro ao mercado de exportação limitaram os ganhos. O último anúncio de venda avulsa de soja norte-americana para a China foi feito em 26 de janeiro. Rich Nelson, da Allendale, mencionou ontem rumores de compras chinesas de soja norte-americana, mas isso ainda não se confirmou.
Motivação
Extremos
Mesmo as melhores coisas na vida podem deixar de ser benéficas quando levadas ao extremo. Mesmo que você pense “se um pouco é bom, mais será melhor”, isso raramente é verdade.
Em quase tudo na vida existe um limite, um ponto em que mais não significa melhor. De fato, muitas vezes almejamos mais, quando o que na verdade queremos não é mais, mas melhor.
Temos fome e comemos mais, quando na verdade o que precisamos é de comida mais nutritiva. Queremos mais dinheiro quando na verdade esse esforço seria melhor investido se gastássemos o que já temos com mais sabedoria.
Se você está constantemente buscando mais e mais e, mesmo assim nunca está satisfeito, é porque provavelmente nunca vais estar.
Conseguir mais é sempre uma resposta óbvia e simples, mas isso não significa que seja a resposta certa. Quando você se pegar precisando ir ao extremo, pense se não seria melhor mudar um pouco de direção.
A qualidade pode existir independentemente da quantidade. Mais de uma coisa boa não significa melhor. Ao invés de preocupar-se com conseguir mais, ponha essa energia procurando o melhor.
Humor
Um rico fazendeiro foi parar no tribunal por ter xingado um vizinho agricultor. Após ouvir a parte ofendida, o juiz quis saber a versão do acusado: - Muito bem. Agora é a vez de o detrator falar.
Só que o fazendeiro, homem simples, não sabia que detrator é, na verdade, quem fala mal de alguém, que era o caso.
Ficou quieto. O magistrado, então disse:
- Senhor fazendeiro, faça a sua defesa. O senhor é o detrator.
Prontamente, o homem atendeu. Mas para explicar:
- Excelência, me desculpe.
Deve haver um engano. Eu sou o “da camioneta”. O “de trator” deve ser o meu vizinho aí.
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios
Volfe Umberto Gobbato
Gerente Geral
TODOS CONTRA A DENGUE