Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) fecharam em queda nesta sexta-feira, pressionados pela ampla oferta brasileira e pela fraca demanda chinesa. Fontes do mercado ouvidas pela S&P Global Commodity Insights disseram que os preços da soja na China caíram com força nesta semana, refletindo vendas mais agressivas de produtores brasileiros e menor demanda chinesa para embarque nos próximos meses. O vencimento maio da oleaginosa recuou 15,00 cents (1,01%), para US$ 14,7650 por bushel. Na semana, acumulou perda de 2%.
"De acordo com fontes do mercado, o volume semanal de vendas de soja no Brasil ficaria entre 6 milhões e 7 milhões de toneladas, o que poderia ser o maior volume semanal de vendas desde janeiro", disse a S&P. Já a demanda da China vem diminuindo devido à redução do consumo e à fraqueza no setor de reprodução de suínos. Isso resultou em queda dos preços domésticos de farelo e em margens negativas de esmagamento, forçando processadoras chinesas a desacelerar as compras, segundo a S&P.
Os negócios também foram influenciados pelo fortalecimento do dólar ante o real e pelo recuo do petróleo. A alta da moeda norte-americana tende a estimular as exportações brasileiras, enquanto a queda do petróleo faz com que refinarias tenham menos incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível.
Os preços caíram apesar de a Bolsa de Cereais de Buenos Aires ter reduzido ontem sua estimativa para a safra de soja da Argentina, de 29 milhões para 25 milhões de toneladas. Segundo a bolsa, o corte foi motivado pela expectativa de rendimentos abaixo das mínimas históricas e por perdas significativas de área de soja segunda safra (plantada depois do trigo). O volume esperado representa queda de 44,4% ante a média de produção das últimas cinco temporadas (45 milhões de toneladas). A bolsa informou que 2% da safra de soja apresentava condição boa ou excelente, sem variação ante a semana anterior. A parcela em condição normal passou de 27% para 23%, enquanto o porcentual em condição regular ou ruim aumentou de 71% para 75%.
MOTIVAÇÃO - LISTA DE PEDIDOS
Imagine o seguinte: Você acorda uma manhã e rapidamente descobre que tudo o que imagina aparece instantaneamente, por mágica, na sua frente. Você pode um carro esportivo novinho e puf! – ele aparece na sua garagem. Você pede para ficar com um corpo maravilhoso e puf! – você se transforma. “isso é divertido”, você começa a pensar.
Você pede um bilhão de dólares na sua conta e, de repente, o dinheiro está lá. Aí você raciocina que na verdade, nem vai usa aquele dinheiro, porque não precisa comprar mais nada. É só pedir. Você pede um computador novo, um filhote de cachorro, uma mansão, alguém para amar. Tudo aparece instantaneamente. As manifestações físicas de todos os seus desejos começam a rodeá-lo.
Depois de um tempo, a coisa fica fora de controle. Mesmo o mais simples dos pensamentos causa um puf! E outro artefato aparece no topo da pilha, cada vez maior. De repente, a brincadeira começa a ficar chata e sem sentido. Do que adianta tudo isso? Você começa a ficar ressentido com seus desejos, porque eles estão enchendo sua vida de lixo inútil. Você não consegue escapar.
Finalmente, você deseja não ter mais este poder, e esse desejo também é concedido. Instantaneamente, toda a pilha de coisas que tinha aparecido, desparece, e você é deixado apenas com a experiência e um pouco mais de sabedoria.
Você começa a ter uma profunda e renovada apreciação pelo valor do esforço.
Você descobre que seus desejos não são satisfeitos pelos objetos que deseja, mas pela pessoa em que você se transforma ao procurar realizar esses desejos. Se você pudesse ter qualquer coisa que existe no mundo, a vida que tem hoje – mesmo com suas lutas e frustrações – é o que você escolheria em lugar de todo o resto.
HUMOR - CACHAÇA
Um homem chega ao bar e pede:
-Me dê um metro de cachaça pra afogar as mágoas.
O balconista metido a esperto espalha sobre o balcão o equivalente a um metro de sua melhor aguardente e com um sorriso debochado pergunta:
-Mais alguma coisa, senhor?
-Agora embrulha que eu quero para viagem.
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios.
TODOS CONTRA A DENGUE