A colheita de soja na Argentina alcançou 36,4% da área apta na última semana, disse a Bolsa de Cereais de Buenos Aires nesta quinta-feira, em relatório semanal. Os trabalhos avançaram 8,2 pontos porcentuais na semana, mas ainda estão 18,3 pontos porcentuais atrasados na comparação anual. A produtividade média nacional está em 1.580 quilos por hectare, e a estimativa de produção foi mantida em 22,5 milhões de toneladas.
Segundo a bolsa, 2% da safra de soja apresentava condição boa ou excelente na última semana, ante 3% na semana anterior. A parcela em condição normal passou de 32% para 35%, enquanto o porcentual em condição regular ou ruim diminuiu de 65% para 63%.
Quanto ao milho, produtores argentinos tinham colhido 19,7% da área apta, avanço de 2,2 pontos porcentuais na semana. A produtividade média nacional está em 4.500 quilos por hectare. A estimativa de produção foi mantida em 36 milhões de toneladas.
A parcela da safra de milho em condição boa ou excelente passou de 5% para 4%. A bolsa disse que a parcela em condição normal diminuiu de 43% para 42%. Já o porcentual em condição regular ou ruim passou de 52% para 54%.
SOJA: CHICAGO FECHA EM ALTA ACOMPANHANDO DERIVADO
Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) fecharam em alta nessa sexta-feira. Os ganhos foram sustentados em parte pelo desempenho do óleo de soja, que subiu mais de 3%. O derivado, por sua vez, acompanhou o avanço expressivo do petróleo, que faz com que refinarias tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível. O enfraquecimento do dólar ante o real, que tende a desestimular as exportações brasileiras, também deu suporte às cotações. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja. O vencimento julho da oleaginosa subiu 18,75 cents (1,32%), para US$ 14,3650 por bushel.
O mercado também foi influenciado pela possibilidade de chuvas em áreas do Meio-Oeste dos EUA durante o fim de semana e no começo da próxima semana, o que pode atrapalhar o plantio. A consultoria Granar observou, porém, que o tempo mais úmido poderia aliviar o déficit de umidade que vem crescendo em Iowa, Missouri e Illinois. Em Nebraska, quase todo o território apresenta algum nível de seca. Illinois e Iowa são os principais Estados produtores de soja nos EUA.
Além disso, o ritmo dos trabalhos de campo está mais acelerado do que nos últimos anos. Na segunda-feira, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) disse que a semeadura no país estava 8 pontos porcentuais adiantada em relação à média dos cinco anos anteriores.
O plantio começou cedo e avançou rapidamente, principalmente para a soja", disse em nota a Hedgepoint Global.
Motivação
Faça sua escolha
Dê uma boa olhada ao seu redor e entenda que sua vida, agora mesmo, é resultado de todas as suas escolhas do passado. Você gosta do que vê?
Certamente, andou muito para chegar até aqui, sobreviveu e deu um jeito de estar onde está.
Há coisas que poderiam melhorar? Provavelmente.
Existem lugares que você gostaria de conhecer, coisas que gostaria de fazer? Você consegue imaginar a sua vida sendo ainda melhor, ainda mais gratificante e emocionante do que é hoje? Mas como chegar lá? Do mesmo jeito que chegou até aqui, como resultado das escolhas que você faz.
Existem escolhas e escolhas. Geralmente, prestamos muita atenção nas grandes decisões, como: faculdade, casamento, a primeira casa ou apartamento, etc. Mas, frequentemente, as decisões mais poderosas são as “pequenas”, aquelas que tomamos um dia após o outro, por exemplo: fazer ou não mais uma visita, dar aquele telefonema, acordar um pouco mais cedo para fazer exercícios, a atitude com que encaramos o dia a dia no trabalho, entre outras .
A qualidade da sua vida é resultado direto das escolhas que você faz. E cada momento na sua vida é uma escolha. O futuro se aproxima no mesmo ritmo de sempre. Então, preste atenção em suas escolhas, pois são elas que moldarão, ativamente, sua vida inteira.
Humor
Não brinque com as mulheres
Um brasileiro que foi tentar a vida nos EUA escreveu para a sua mulher que ficou no Brasil:
“Querida Maria, eu não posso lhe enviar parte do meu salário este mês, porque a crise do mercado mundial tem afetado o desempenho da empresa que trabalho, por isso, eu estou lhe enviado 100 beijos. Você e minha querida, por favor, entenda. Seu amoroso José”.
A esposa respondeu:
“Meu amado José, obrigado pelos 100 beijos! Abaixo a lista de despesas que paguei com eles:
1. O homem que traz leite aceitou 2 beijos para me fornecer leite durante um mês; 2 – O homem da empresa de energia aceitou não desligar a luz por 7 beijos; 3 – Nosso senhorio, Chico Pé de Ferro, vem todos os dias para levar 2 ou 3 beijos em vez do aluguel mensal; 4 – O proprietário da vendinha, o Oswaldão Bengala, não aceitou somente beijos, então eu dei-lhe outras coisas também, espero que entenda; 5 – Despesas diversas 40 beijos.
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios