Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) fecharam em baixa nessa sexta-feira. Traders continuaram embolsando lucros diante da perspectiva de chuvas em áreas do Meio-Oeste dos Estados Unidos. Segundo a empresa de meteorologia DTN, as precipitações deverão ser suficientes para manter ou aumentar a umidade do solo em algumas áreas. Para analistas, o relatório de acompanhamento de safra do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), que sai na segunda, poderá mostrar uma melhora na condição das lavouras do país. O vencimento novembro da oleaginosa recuou 21,75 cents (1,62%), para US$ 13,1775 por bushel.
Os preços recuaram apesar do enfraquecimento do dólar ante o real, que tende a desestimular as exportações brasileiras. O Brasil é o principal concorrente dos EUA no mercado de exportação de soja.
Dados semanais de vendas externas dos EUA vieram acima da expectativa do mercado mas não mexeram com os preços. De acordo com o USDA, exportadores venderam 187,8 mil toneladas de soja da safra 2022/23 na semana encerrada em 29 de junho. O volume representa queda de 17% ante a semana anterior e de 45% em relação à média das quatro semanas anteriores. Para 2023/24, foram vendidas 592,8 mil toneladas. A China comprou 270 mil toneladas do volume total, de 780,6 mil toneladas. As vendas totais vieram acima do teto das estimativas de analistas, de 700 mil toneladas.
Matt Zeller, da StoneX, observou em nota que as vendas de soja da safra velha ainda estão abaixo do ritmo projetado pelo USDA, e que a agência poderá reduzir nos próximos meses sua estimativa para 2022/23.
Motivação
Precisamos nos sentir competentes. Quando você realiza tarefas para as quais tem talento, sejam elas quais forem, você o faz com prazer, mesmo que tenha que pedir ajuda.
Reconheça tranquilamente quais são as coisas para as quais você não tem jeito e recuse-se a desempenha-as, se for possível.
Os pesquisadores da Universidade do Estado da Pensilvânia notaram uma tendência muito acentuada nas notas dos alunos. Nos departamentos em que há menos matérias obrigatórias, as notas são geralmente mais altas. Inicialmente, os pesquisadores acharam que isso se devia ao fato de os alunos escolherem os cursos mais fáceis. Mas depois descobriram que esses alunos tinham notas mais altas tanto nos cursos eletivos quanto nos obrigatórios.
A conclusão foi de que, tendo mais liberdade para escolher seus cursos, os alunos tendiam a escolher as matérias nas quais estavam interessados e nas quais poderiam se sair bem. Mas, o que é mais importante, o bom rendimento nesses cursos eletivos melhorava seu desempenho em todas as matérias, porque os hábitos positivos criados pelo sucesso nas disciplinas escolhidas eram levados para os cursos obrigatórios.
Quem é mais feliz: a mulher que toma conta da casa e dos filhos ou a que trabalha fora? Em estudos comparativos realizados com membros dos dois grupos, os pesquisadores descobriram que, se a pessoa se sente competente naquilo que faz, a felicidade acontece em ambas às situações.
Humor
A mulher foi levada às pressas para om hospital. Lá chegando, entrou em coma e encontrou-se com Deus.
-O que aconteceu? – perguntou o criador. – Eu morri?
-Não, pelos meus cálculos você só morrerá daqui a 43 anos, oito meses, nove dias e 16 horas – responde Ele.
Ao voltar a si, sabendo quanto tempo tinha de vida, resolveu ali mesmo na clinica fazer uma lipoaspiração, uma restauração dos seios, uma plástica no rosto, no nariz e na barriga. Tirou todos os excessos, ficando linda e jovial. Uma semana depois, ao sair da clinica, morreu atropelada por um carro em alta velocidade. Encontrando-se novamente com Deus, ela perguntou:
-Puxa, senhor, eu achei que tinha mais 43 anos de vida. Por que fui morrer logo agora?
Deus aproximou-se, olhou-a bem nos olhos e respondeu:
-Menina, eu juro que não a reconheci!
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios