- Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) fecharam em leve baixa na última sexta-feira. O mercado foi pressionado em parte pelos embarques volumosos do Brasil, o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja. De acordo com a estimativa mais recente da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), o País deve exportar 8,8 milhões de toneladas em julho. Além disso, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) elevou, na quinta-feira (20) em 500 mil toneladas sua estimativa para a produção brasileira em 2022/23, para 156,5 milhões de toneladas. O vencimento novembro da oleaginosa cedeu 3,00 cents (0,21%), para US$ 14,0175 por bushel. Na semana, acumulou ganho de 2,26%.
- A expectativa quanto a uma possível quarta rodada do Programa de Incentivo às Exportações (PIE) na Argentina, conhecido como 'dólar agro', também pesou sobre os contratos. Segundo fontes do setor, a medida estabeleceria um câmbio especial de 340 a 350 pesos por dólar e ficaria em vigor até 31 de agosto, para incentivar as vendas por parte de produtores e aumentar as reservas do banco central do país.
- As perdas foram limitadas pelo desempenho do óleo de soja, que subiu 0,61%. O derivado, por sua vez, foi impulsionado pelo fortalecimento do petróleo, que faz com que refinarias tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel. A escalada do conflito no Mar Negro, que pode afetar as exportações ucranianas de óleo de girassol, também deu suporte aos preços do óleo de soja.
- A previsão de clima quente e seco no Meio-Oeste dos EUA também impediu uma queda mais acentuada da soja em grão. Segundo a empresa de meteorologia DTN, as temperaturas vão subir na próxima semana, principalmente nas áreas do oeste da região. As lavouras não podem suportar um período prolongado de tempo quente e seco sem que haja algum impacto sobre a produtividade, disse a DTN, acrescentando que as condições menos favoráveis da próxima semana poderão persistir até agosto, o mês mais importante para a definição dos rendimentos da soja.
Há alguns anos, nas olimpíadas especiais de Seattle, nove participantes, todos com deficiência mental, alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos. Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar.
Um dos garotos tropeçou no asfalto, caiu e começou a chorar. Os outros oito ouviram o choro, diminuíram o passo e olharam para trás.
Então viraram e voltaram. Todos eles.
Uma das meninas com Síndrome de Down ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse: - Pronto, agora vai sarar! E todos os noves competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada. O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos...
Talvez os atletas fossem deficientes mentais... Mas com certeza, não eram deficientes espirituais...
"Isso porque, lá no fundo, todos nós sabemos que o que importa nesta vida, mais do que ganhar sozinho é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir os nossos passos..."
"Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso. O sucesso é consequência."
No primeiro encontro, o homem pergunta à mulher se ela aceita um drinque.
- Ah, não o que eu diria à minha terma de catecismo? – Recusa ela.
- Mais tarde, ele oferece um cigarro.
-Não, o que eu diria à minha turma de catecismo? – repete ela.
A caminho de casa, ele vê um motel. Considerando que não tem nada a perder, pergunta se ela gostaria de entrar e ela aceita.
- O que você vai dizer à sua turma de catecismo? – surpreende-se ele.
-O mesmo que sempre digo:
- “Vocês não precisam beber nem fumar para se divertir”.
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios