Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) fecharam em baixa nessa sexta-feira, 15. O mercado foi influenciado pela pressão sazonal da colheita nos Estados Unidos e pela ausência de vendas avulsas para a China nesta semana, disse a Granar. O vencimento novembro da oleaginosa caiu 20,25 cents (1,49%), para US$ 13,4025 por bushel.
A perspectiva de uma safra bem abaixo das expectativas iniciais nos EUA seria um fator de suporte para as cotações, mas isso tem sido contrabalançado pela ampla oferta brasileira no mercado de exportação. Segundo analistas ouvidos pela S&P Global Commodity Insights, as exportações brasileiras deverão se beneficiar da menor oferta de soja norte-americana. "As exportações dos EUA terão de ser reduzidas por causa dos preços domésticos mais altos e da menor produção", disse o analista Sherman Newlin, da Risk Management Commodities.
Além disso, apesar do início da colheita nos EUA em setembro, há indicações de que a China vai reduzir suas compras no quarto trimestre de 2023 e aguardar a chegada da soja brasileira ao mercado, no começo do ano que vem, disse a S&P. "A maior parte das esmagadoras locais (na China) vai aguardar a próxima safra do Brasil, que está prevista em 163 milhões de toneladas, tornando-a bastante competitiva em termos de preço em relação à soja dos EUA", disse um funcionário de uma trading chinesa ouvido pela consultoria.
Mercado da soja
Os futuros do complexo da soja encerram a semana no negativo
• As cotações fecharam em queda nesta sexta-feira, 15, com o farelo de soja pressionando o mercado com perdas nas vendas técnicas antes do fim de semana.
• Com a temporada de colheita da oleaginosa por começar nos EUA chegam às preocupações sobre a logística de exportação e a demanda pela soja dos EUA.
• Na semana, o contrato novembro/2023 registrou queda de 1.7%, o farelo de soja de dezembro/2023 também perdeu 2.3%. Na contramão o óleo de soja de dezembro/2023 subiu 2,6%.
• A Associação Nacional de Processadores de Sementes Oleaginosas (NOPA) informou que seus membros esmagaram 161,5 milhões de bushels de soja em agosto. O resultado foi um ano de comercialização baixo e bem abaixo da estimativa média pré-relatório de 167.8 milhões de bushels.
Motivação
Não se Culpe
Quando as coisas vão mal, ás vezes começamos a nos torturar listando nossos fracassos e acusando-nos pelas falhas. Além de nos fazer sofrer, esse tipo de pensamento pode nos paralisar. A verdade é que qualquer situação é resultado de coisas que estão sob nosso controle e de outras que nos escapam. E que faz parte da condição humana errar e aprender com o erro. Se você se entregar ao sentimento de culpa, perderá até a capacidade de reparar o erro.
As visitas estão chegando, e a lavadora de louça esta vazando água. A água inunda a cozinha e aproxima-se da sala. Você se pergunta: “por que eu fui inventar de ligar a máquina agora? Se eu tivesse lavado a louça manualmente, isso não estaria acontecendo. Se eu tivesse esperado para usar a lavadora amanhã, ela não estaria arruinando a minha noite. Bastaria ter um pouco de bom senso. Por que cargas-d’água fui comprar essa lavadora? Aposto que, se eu tivesse comprado outro modelo, minha cozinha não estaria imunda!”
Quando as coisas dão errado procuramos logo um culpado e apontamos um dedo implacável e acusador para nós mesmos. Ao dizer isso, deixamos de perceber duas coisas: que a gente aprende com o erro e que é inútil desperdiçar tempo nos culpando. Em vez de culpar-se, a mulher de nosso exemplo poderia optar por achar graça no desastre produzido, pensar em fazer diferente numa próxima ocasião, respirar fundo algumas vezes e quem sabe – convocar os amigos para enxugar a cozinha e a sala?
A felicidade não depende do número de coisas ruins que acontecem com alguém. O importante é a maneira de encarar o que acontece a pessoa que tende a tirar conclusões negativas sobre si mesma quando coisas negativas ocorrem é certamente menos feliz do que as que se tratam com complacência. As pessoas que vêem a si mesma como causa dos acontecimentos negativos têm uma probabilidade 43% menor de estar satisfeitas do que aquelas que não o fazem.
Humor
Irritado com as pessoas que amarravam seus animais em frente à prefeitura, o prefeito mandou colocar na parede o seguinte cartaz:
“De hoje em diante, fica proibido amarrar os burros aqui fora para não incomodar os que estão lá dentro.”
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios