Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) fecharam em baixa na sexta-feira. Traders embolsaram lucros após o mercado ter subido nas quatro sessões anteriores e acumulado valorização de 2,75% no período. O rápido avanço da colheita nos Estados Unidos também pesou sobre os contratos. Operadores estimam que os trabalhos já estejam 74% concluídos, em comparação aos 62% reportados pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) na segunda-feira, disse a Granar. O vencimento novembro da oleaginosa perdeu 13,25 cents (1,01%), para US$ 13,0225 por bushel. Na semana, acumulou ganho de 1,72%.
A commodity também foi pressionada pela ampla oferta brasileira no mercado de exportação. A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) disse nesta semana que o Brasil deverá embarcar entre 6 milhões e 6,885 milhões de toneladas de soja em outubro. De acordo com a Administração Geral de Alfândegas da China (Gacc, na sigla em inglês), o país importou 7,15 milhões de toneladas soja em setembro, sendo 6,88 milhões de toneladas do Brasil. Em igual mês do ano passado, a China importou 5,30 milhões de toneladas de soja brasileira, disse a Granar. Já as importações chinesas de soja dos EUA somaram apenas 133.692 toneladas no mês passado, em comparação a 1,15 milhão de toneladas um ano antes.
Além disso, a consultoria StoneX elevou em 0,3% sua previsão de colheita de soja no Brasil em 2023/24, para um recorde de 164,1 milhões de toneladas. A estimativa de área plantada foi aumentada em 0,44%, para 45,342 milhões de hectares.
Segundo Brian Hoops, da Midwest Market Solutions, a correção desta sexta também foi motivada pela previsão de chuvas na próxima semana em áreas de cultivo do Brasil que estão mais secas.
Motivação – Liberdade para pensar
Para ser verdadeiramente livre, você precisa fazer o esforço de pensar por si próprio. Aqueles que não investem o tempo necessário e nem se esforçam para procurar sinceramente a verdade estarão sempre sujeitos à tirania e ao abuso.
Uma vida de qualidade não ocorre por acaso – você precisa esforçar-se para pensar, raciocinar e agir com integridade. Não existe como fugir disso. Esforços sinceros e dedicação geralmente acabam em alegria.
Preguiça e falta de esforço geralmente terminam em sofrimento. Acontece todos os dias, de milhões de formas diferentes.
A verdadeira liberdade é a liberdade para conquistar, liberdade para pensar, liberdade para fazer diferente. A próxima vez que alguém lhe oferecer alguma forma de prazer vazio, pense no absurdo da proposta.
A alegria está no esforço. A liberdade está na responsabilidade. Aprenda com os outros, mas não deixe que eles pensem por você. Essa tarefa é sua. A recompensa também.
Humor – Falando inglês
A professora chega à sala de aula, cumprimenta os alunos e diz:
- Classe, hoje quero que vocês pensem palavras em inglês que usamos, sem traduzir, e façam mímica para que seus colegas adivinhem a palavra, ok?
Julinha foi à primeira. Andando como se olhasse vitrines e segurasse sacolas, todos olharam e entenderam dizendo: “shopping center”
- Muito bem, Julinha... (diz a professora) agora você, Carlinhos.
Carlinhos finge que está comendo lanche, todos entendem o gesto e dizem: “Hambúrguer”
- Muito bem, Carlinhos... (elogia a professora) agora sua vez, Joãozinho.
Joãozinho, visivelmente animado, pega seu livro e acerta em cheio o rosto do colega ao lado.
A classe, surpresa, olha sem entender, enquanto a professora pergunte: - O que significa isso, Joãozinho?
E ele responde: - Facebook.
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios