Integrar para expandir, é isso que a Associação da Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (RedeCoop) tem feito. Esse trabalho é o destaque do espaço do cooperativismo, dentro do estande da Emater/RS-Ascar na 40ª Expointer, no Parque Assis Brasil em Esteio. A RedeCoop promove a intercooperação de 39 cooperativas, situadas em 30 municípios gaúchos, reunindo mais de 12 mil famílias de agricultores. "Estamos apresentando essa iniciativa aqui na Expointer porque ela é fruto do trabalho da Emater. Através da RedeCoop reunimos as cooperativas para que elas se ajudem mutuamente, tornando-as mais fortes", destacou a socióloga e extensionista rural social da Emater/RS-Ascar, Luciana Muszinski.
Parte da produção dessas cooperativas está exposta no espaço do cooperativismo da Emater/RS-Ascar. A Rede atua na integração da produção das cooperativas associadas e organiza a distribuição de alimentos aos mercados consumidores, o que amplia a capacidade para atender as demandas e otimiza o processo de logística das cooperativas envolvidas. Isso significa investir em cadeias curtas de comercialização, na venda direta da agricultura familiar ao mercado consumidor final e no desenvolvimento local, assegurando a qualidade nutricional dos produtos. "Hoje produtos que eram comercializados somente no município onde a cooperativa está instalada já percorre o Estado para ser vendido por outra cooperativa. Há maior organização da oferta e ampliação da comercialização para outras regiões", ressaltou Luciana.
O trabalho na área de Coopertaivismo da Emater/RS-Ascar, através dos Programas de Apoio e Desenvolvimento do Cooperativismo Gaúcho e de Extensão Cooperativa (PEC), apoia a qualificação da gestão, a capacitação e a educação dos cooperados, nos vários segmentos: agropecuário, infraestrutura, habitacional, educação, mineração, saúde, turismo e lazer, trabalho, crédito, transporte, produção, consumo e especial/social.
Foto: Alciane Baccin
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Alciane Baccin