O plantio de soja está avançando rapidamente em todo o território nacional em virtude dos excelentes níveis pluviométricos das praças produtores de todo o país.
A IEG|FNP estima que os trabalhos de semeadura já alcançaram cerca de 35% da área apta nacional, bem à frente da área abrangida na mesma semana do ano passado, correspondente a 23%. O avanço semanal foi de 15 pontos percentuais em relação a semana passada. Como comparação, a média de 10 anos para esta época do ano é de 26,9%.
As chuvas proporcionaram umidade adequada para o solo, sobretudo no Mato Grosso, onde o plantio está proporcionalmente mais avançado, concluído sobre quase 58% da área de cultivo do estado, 19 pontos percentuais a mais do que na semana anterior.
Em contrapartida, as precipitações no Paraná diminuíram o ritmo dos trabalhos, que foram concluídos sobre 55% da área de cultivo projetada para o estado, apenas 8 pontos percentuais a mais do que na semana passada.
O atual ritmo de semeadura sugere que os grãos da temporada 2018/19 entraram no mercado antes do esperado, fato que deverá beneficiar os produtores do país, pois negociação as sacas ainda durante a vigência da retaliação chinesa aos EUA.
O cumprimento antecipado da janela de plantio favorecerá, também, o plantio do milho de inverno, diminuindo os riscos climáticos que incidem sobre as lavouras quando do deslocamento de sua janela ideal de cultivo, como ocorreu com a temporada 2017/18.
Preço volta a cair generalizadamente
Os preços da saca da oleaginosa voltaram a cair no mercado spot, pressionados por mais uma simultânea queda dos derivativos negociados em Chicago, do câmbio e dos prêmios portuários. Com todos os fatores de precificação negativados, a dinâmica de comercialização interna voltou a ficar majoritariamente travada.
Novos negócios só foram reportados em situações particulares, em que a necessidade de complementação de carregamentos para exportação ou de estoques de indústrias de menor capacidade de processamento os forçaram a ofertar preços acima da média vigente no mercado
A baixa liquidez de algumas localidades, especialmente no Sul e Sudeste, provocou discretos ajustes negativos. Nessas praças, o aspecto de demanda esvaziada fez com que muitos ofertantes diminuíssem nominalmente as cotações. A grande quantidade de soja ainda nas mãos dos produtores e, paralelamente, a aproximação da chegada do produto da temporada 2018/19 no mercado, podem trazer algum viés de baixa.
Quanto às vendas antecipadas, a derrocada do dólar sem a compensação pelo aumento dos prêmios a partir de fevereiro inviabiliza o aumento da liquidez. Assim, caso a safra chegue antes do esperado, o produtor terá tempo para esperar a demanda externa se revigorar.
Motivação
Riscos e Recompensas
Para poder vencer, você precisa estar disposto a perder. Se passar a vida inteira com medo do fracasso, é exatamente isso que conseguirá.
A vida oferece riscos desde o momento do nascimento. Não importa onde você viva, o tipo de trabalho que tenha ou quanto dinheiro possua, sempre vão existir riscos. Não dá para escapar! Eles podem ser emocionais, físicos, financeiros ou sociais. É impossível viver sem riscos. O que temos de aprender é como fazê-los valer a pena.
Seria loucura nos arriscarmos sem a possibilidade de ganhar algo, e ainda mais se deixássemos o medo de falhar nos impedir de agir. Considere o seguinte: Você chegou até aqui apesar de todos os riscos e, pelo caminho, aprendeu algumas coisas. Logo, já deve ter falhado, mas não morreu devido a isso.
Então, seja qual for seu objetivo, corra atrás dele! Viver é arriscado de qualquer forma, por isso procure os riscos que tragam as maiores recompensas. Escolha um desafio e se dedique totalmente a ele. Fique em pé, seja diferente e conquiste seus sonhos.
Humor
Na unidade do SUS, o médico olha bem para o paciente e estranha:
- Amigo, eu sou pediatra. Como é que um adulto marca consulta com um médico de criança?
- Que absurdo, não é doutor?
Por ai o senhor pode calcular a quanto tempo estou nesta fila...
As opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios