A cultura do milho encontra-se na fase inicial do seu desenvolvimento na área de atuação da Tupã Comercio de Cereais, momento crítico para a competição com plantas daninhas e, ideal para a realização da adubação nitrogenada objetivando altos rendimentos no período coincidente com a definição dos componentes de rendimento.
A competição com plantas daninhas tem neste período, seu ponto mais crítico antes do fechamento da linha, tendo em vista que a cultura não apresenta capacidade competitiva, proporcionando perdas consideráveis na cultura. Outro fator que nos remete ao controle das plantas daninhas nesse momento é o pequeno porte das mesmas, aumentando a eficiência dos herbicidas utilizados.
1º Controle de erva daninha
Para o controle de plantas daninhas devem ser aplicados herbicidas seletivos a cultura, a aplicação do herbicida deve ser realizada preferencialmente com teor de umidade do solo mais elevada, aumentando a eficácia dos herbicidas residuais e deve anteceder a adubação nitrogenada quando da grande população de plantas infestantes, diminuindo a competição por nitrogênio pelas mesmas.
2º Aplicação de adubação cobertura
A aplicação de nitrogênio (úreia) é realizada na fase inicial devido a cultura estar definindo o potencial produtivo, número de espigas por planta e número de fileiras por espiga no estádio V3 e V5, respectivamente, sabe se atualmente que o nitrogênio é o principal nutriente extraído pela cultura do milho, aplicações parceladas proporcionam maior eficiência do fertilizante.
Tupã Cereais, disponibiliza para seu cliente, herbicidas e adubação nitrogenada para tratos culturais inicial para cultura do milho.
Roberto Carlos Lima da Silva
Responsável Técnico
55. 9 9689 9121