Em um fim de semana histórico para o Futsal tupanciretanense, o Figueira viajou até Rio Grande para enfrentar o Futebol Clube Rio Grande na primeira vez em que um clube da Terra da Mãe de Deus chega a uma semifinal da competição.
Apesar de já ter feito algo inédito, o clube sonhou alto em desejar chegar a final da competição, e acabou sendo derrotado em uma partida cheia de dúvidas em sua logística. Os donos da casa venceram pelo placar de 5 x 3. Os gols do Figueira foram feitos por Juliano 2 vezes e Jean Ramos.
A Federação Gaúcha de Futsal bloqueou a transmissão da partida por qualquer meio de comunicação, assim como promoveu a partida em um município de bandeira preta diante das bandeiras de controle social da pandemia promovidas pelo Governo do Estado. Além disso, a comissão do Figueira reclamou que não havia no ginásio espaço adequado para cobrança de escanteio e lateral, assim como não apresentava o placar digital, algo requisitado pela própria federação para ginásios esportivos que recepcionam jogos da competição.
Após a derrota, o calendário esportivo de Tupanciretã está encerrado. Agora os clubes preparam seu planejamento para 2021 quando terá o retorno da Liga Unificada de Futsal e às divisões do Futsal estadual.