O JM Digital conversou em exclusivo com a primeira atleta cruz-altense a estar em uma seleção feminina do Futsal gaúcho. Andressa Mello, 30 anos, já passou por diversos clubes do futebol de salão, jogando inclusive em clubes de Santa Catarina e com passagem pelo Santos F.C, o peixe do futebol nacional.
Atualmente coordenadora da padaria de um supermercado, e desde 2016 na ACAF/Boa Parada, divide seu tempo com o emprego e os treinamentos que acontecem normalmente das 22 horas até a meia noite durante a semana. Ela nos conta sobre essa jornada semanal:
“É complicado a questão de conseguir sempre folga, mas eu sempre torço para que caia num dia que eu consiga convencer o meu gerente de liberar. Complicado mas pelo que andei conversando com meus superiores, eles irão me liberar quando possível, até porque não é toda hora que a gente consegue estar num lugar legal, com um monte de atletas bons. Quando sair a tabela oficial dos jogos pela seleção eu espero que consiga ir em todos. Nós, atletas, não vivemos da bola né então tenho que sempre pedir liberação “
O futebol feminino ainda sofre com a desigualdade financeira e estrutural, mesmo assim, tem lutado e conquistado seu espaço, como é o caso da Andressa ser convocada de maneira inédita em sua carreira para uma seleção. Ela nos conta sobre este momento único em sua vida:
“ Foi bom demais, foi ali em Pelotas que eu recebi a notícia do presidente da federação mesmo, e saber que teve votos dos outros times, de todos que participaram da competição, então para mim foi muito gratificante, até porque eu não vivo da bola, para mim é um lazer agora, só que a gente todos os dias, agora quando passar essa pandemia, e voltar ao normal, todos os dias a gente se dedica para treinar, então receber uma convocação dessas para uma seleção gaúcha pela primeira vez é muito bom. Eu tive a pouco tempo uma lesão no joelho então tu se reerguer e ainda conseguir jogar bola, fazendo o que a gente gosta, é bom demais. ”
A atleta deixa claro que ama demais o esporte, ela e todas suas colegas aliás amam a prática do esporte, e formaram na ACAF/Boa Parada uma família. No esporte, Andressa constrói sua relação amorosa com a atleta Gabriela Figueiredo, aonde compartilha momentos de glória em quadra com a sua colega de time e namorada:
“ Nós se conhecemos no futsal. Jogávamos na AFECA, depois fomos pra ACAF e lá se vão 3 anos dividindo quadra e relacionamento fico muito feliz muitas vezes consigo ajudar ela dentro de quadra pela experiência é bom demais jogar com ela. Tem uma frase que eu sempre falo para ela tem que jogar sempre como se fosse o ultimo raça até o final. “
Raça é a palavra e ato de prioridade dentro de quadra para Andressa, e ela nos conta quem é o ídolo do esporte dela e suas motivações pré-jogo:
“Sem dúvida vontade acima da habilidade, atleta que inspira é a Marta sem dúvida (risos) o que ergue a moral pré-jogo é o aquele vai lá acredito em ti joga teu futebol, bah cara isso é o que me deixa com um gás a mais pré-jogo. ”
Recentemente você acompanhou no JM Digital a notícia em primeira mão da atleta convocada, e hoje apresentamos uma entrevista exclusiva com Andressa Mello, a capitã da equipe ACAF/Boa Parada que hoje está entre as cinco melhores equipes do estado. E ela deixa a sua mensagem final para os leitores:
“Eu deixo que não pode desistir nunca, pode demorar, mas o dia de glória sempre vem, para quem acredita e busca jogo a jogo seu espaço. ”