Os cruz-altenses Luis Carlos Modesto e Jorge Cigana Ferreira viajaram até a capital gaúcha para integrar com os ciclistas do Clube de Porto Alegre, Randonneurs RS, e realizaram mais uma dura prova de 600 km de distância, com partida e chegada na cidade de Igrejinha RS.
Os atletas percorreram diversos municípios, dentre eles: Santa Cruz, subiram a cerra de Caxias do Sul, São Francisco de Paula, Gramado, Canela, Três Coroas e retornando em uma volta de 613 km a cidade de Igrejinha RS, com tempo de prova de 37 horas, sendo 30 horas em movimento.
Esta é uma daquelas provas de resistência que exige preparo, experiência, estratégia e planejamento para enfrentar os trechos das estradas gaúchas, com um trânsito muitas vezes pesado, munido das condições climáticas adversas, já que um dos pontos mais importantes para o sucesso do evento e dos participantes, é a segurança no esporte, e o respeito por parte de motoristas de veículos de pequeno, médio e grande porte.
Eventos como esse acontecem a todo momento pelas estradas de todo o Brasil e muitas vezes em trajetos que ultrapassam 1.000 km, em estradas que em muitos pontos não oferecem condições para trânsito de ciclistas.