A Liga Gaúcha iniciou há algum tempo, reuniões virtuais com os representantes das equipes interessadas em participar das divisões promovidas pela instituição. Desde janeiro, cada divisão da Liga está se reunindo, e tomando as devidas atenções para promover as competições se adequando ao momento de pandemia.
A perspectiva é de que a disputa da Liga 3 inicie em 29 de maio, com a confirmação dos clubes que participarão até 29 de março. Antes disso, na próxima quarta, dia 17, os clubes que têm interesse em participar da Liga 3 devem enviar ofício à Liga Gaúcha de Futsal. O tricolor tupanciretanense representado pelo presidente Evaldo Freitas, está participando das reuniões para entender, e promover a demanda para integrar o calendário de competições.
A intenção da LGF é retomar a Liga 3 depois do ano em que, para superar as dificuldades provocadas pela pandemia, foi realizada a Liga Unificada. Outra competição que enalteceu o calendário da LGF foi o retorno da Copa dos Pampas de Futsal. Nesta semana, a Liga Gaúcha de Futsal reuniu virtualmente os clubes interessados na disputa que antecederá a elite Liga, e terá as participações de seis clubes.
Na Chave A estarão AFUCS, Cometa e Guarani-FW e na Chave B, AEU, PFF e Horizontina. A disputa tem data para iniciar em 31 de março, com dez datas, finalizando até 29 de maio. Na primeira rodada, o PFF receberá a AEU e o Cometa receberá a AFUCS.
Na primeira fase, as equipes jogam em turno e returno dentro do grupo, classificando-se os dois primeiros de cada grupo para as semifinais, disputadas em dois jogos. A decisão também será com ida e volta.