Três dias após o fim da temporada 2020, o Grêmio vira a chave para iniciar a jornada em busca de mais um título na Libertadores 2021.
Para almejar o sonho do tetra, o time precisa encarar as fases prévias da competição. A estreia é contra o modesto Ayachucho, do Peru, às 21h30min, já com algumas mudanças na equipe. O tricolor precisa de um bom resultado na Arena para não se complicar na altitude do Equador, local onde será realizado o jogo de volta.
O Grêmio que conta com uma lista de atletas afastados. Geromel, Churín, Jean Pyerre, Leonardo Gomes, Luiz Fernando e Pepê (todos lesionados), Everton e Paulo Victor (não relacionados). Suprindo os afastados, e para não fugir da tática de Renato Portaluppi, devem assumir as vagas no time titular: Vanderlei, Pinares e Ferreira.
Provável escalação: Vanderlei; Vanderson, Paulo Miranda, Kannemann e Diogo Barbosa; Maicon e Matheus Henrique; Alisson, Pinares e Ferreira; Diego Souza.
Lembrando que, o Grêmio avançando desta fase, enfrentará o vencedor de Independiente Del Valle e Unión Española em mais uma fase antecendente aos grupos na Copa Libertadores da América. O modesto time do Perú, faz sua estreia na Copa Libertadores da América. É a sua primeira participação em 12 anos de história.